Há 16 anos, a Técnica em Enfermagem, Vânia Souza Ferreira, de 48 anos, atua como voluntária na equipe da Defesa Civil, em Belém. Sem receber nenhum retorno financeiro pelo trabalho prestado, Vânia dedica parte de seu tempo para ajudar outras pessoas pelo simples fato de ajudar a promover o bem estar social e colaborar com a comunidade. “Para mim, tanto faz se o trabalho voluntário é remunerado ou não. Um muito obrigado é o maior pagamento que posso receber”, destaca.
Neste dia 28 de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, Vânia relembra porque é tão gratificante fazer parte desse grupo de pessoas que trabalha pelo interesse coletivo. “Algo que me marcou muito foi durante um carnaval na Aldeia Amazônica. Na ocasião, um senhor deu entrada no posto que eu estava. Ele passava muito mal e a médica que estava no plantão diagnosticou o caso dele como irreversível. Mas, pelo tempo de experiência que eu já tinha, profissionalmente, pedi autorização a médica para ajudar na medicação e conseguimos salvar a vida dele. No dia seguinte, ele voltou à Aldeia Amazônica, junto com a família, só para agradecer o trabalho da equipe. Foi inesquecível”, conta.
Juliana Novaes dos Reis, de 34 anos, também é voluntária. Em 2012 ela trabalhou na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, arrecadando brinquedos para as crianças vítimas de escalpelamento. Neste ano, Juliana se propôs a um novo desafio: trabalhar no projeto “Amigo do Turista”. A ação, coordenada pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), atenderá os visitantes e a população de Belém, através de Postos de Informações Turísticas – PIT’s, localizados em pontos estratégicos da cidade, durante o Círio.
“Gosto do trabalho voluntário. Ajudar e aprender com as pessoas é muito valioso. E trabalhando no círio, além de ajudar as pessoas no período da festividade, vou poder crescer culturalmente, trocar experiências e colocar em prática a conversação em língua estrangeira, dialogando com pessoas de outros países”, enfatiza Juliana, que também possui graduação no curso de Turismo.
Da mesma forma que Juliana, quem tiver interesse em participar como voluntário do projeto “Amigo do Turista” durante o círio, ainda pode se inscrever, basta se dirigir ao prédio da coordenadoria, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 158, 13º andar. O inscrito deve ter acima de 18 anos e conhecimento, pelo menos o básico, em inglês e espanhol.
Já para participar como voluntário na equipe da Defesa Civil, os interessados devem se apresentar, portando documento com foto, na sede do órgão, que fica na travessa Campos Sales, n° 333, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilhos França, no Comércio. É preciso ser maior de 18 anos e estar bem de saúde. No caso de serem profissionais, como técnicos em Enfermagem, devem apresentar documentação devidamente regularizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren/PA). As vagas serão preenchidas até o dia 25 de setembro.
*Com colaboração de Eliza Forte (texto)
Texto: Adriana Pereira