Tranquilidade no último dia de recadastramento do Bolsa Família

O movimento foi tranquilo no último dia de recadastramento dos beneficiários do Programa Bolsa Família em Belém. Poucas pessoas procuraram o Centro de Referência de Assistência Social – Cras Pedreira na manhã desta sexta- feira, 18.

O prazo para o recadastramento foi prorrogado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), sob a alegação de que muitos beneficiários ainda não tinham conseguido fazer atualização dos dados.

Na capital cerca de 150 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único. Desse total, 4.468 famílias deveriam fazer as atualizações referentes ao ano de 2015 até as 17h desta sexta-feira, para não correrem o risco de ter o pagamento suspenso em janeiro.

A vendedora autônoma Sandra Vasconcelos,42, que recebe o beneficio há oito anos, gostou do novo prazo. “ Recebi a informação no meu extrato, estava preocupada, perdi minha identidade e deu tempo de tirar a segunda via, sem ela não conseguiria fazer atualização”, disse a vendedora que recebe a quantia de R$ 182,00, de benefício.

Segundo a coordenadora da Central do Cadastro Único, Dayse Penafort, o movimento foi considerado tranquilo nos pontos de atendimentos. “ Mesmo sendo último dia, tudo está fluindo com tranquilidade, muitos beneficiários já fizeram atualização. Depois que atual gestão descentralizou os serviços para os Cras, não temos mais problemas de longas filas, fizemos isso para oferecer melhor atendimento às famílias,” declarou.

Para atualizar o cadastro, o titular do benefício deve apresentar o cartão do Bolsa Família, CPF ou título de eleitor, RG, comprovante de residência, declaração escolar do filho, certidão de nascimento do filho, carteira de vacina da criança e certidão de casamento ou nascimento do titular e carteira do trabalho.

A atualização cadastral é necessária sempre que houver qualquer alteração nos dados informados anteriormente. Se não houver nenhuma modificação a família só deverá, obrigatoriamente, procurar as unidades de atendimento da Prefeitura de Belém, para atualizar o cadastro a cada dois anos, contados a partir da data da última atualização.

Texto: Márcia Moraes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar