A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com a Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA), realizou na manhã deste domingo, 20, na Ilha de Mosqueiro, a “Travessia Murubira/Farol”. A prova, que faz parte do calendário de eventos da Federação e da Programação de Verão da Prefeitura de Belém, está na 22ª edição.
Na categoria masculina, o vencedor foi Gabriel Souza, que cruzou a linha de chegada depois de 56 minutos de braçadas. Com o tempo de 1h01, o segundo lugar ficou com Lucas Gomes. Entre as mulheres, a vencedora foi Fernanda Bastos, que chegou depois de 1h11 de prova, seguida por Ana Sofia Valente, dois minutos depois.
Com percurso de dois quilômetros, 50 atletas participaram da travessia, muitos pela primeira vez, como Eliane Guimarães, 17. Competindo nas piscinas há seis anos, a adolescente decidiu desafiar o próprio corpo. "Sou fundista, ou seja, treino fundo. Então, 2 mil metros acho que encaro. É mais um incentivo para mim", explicou a nadadora antes da largada. Eliane terminou em terceiro lugar.
Em homenagem a um amigo que faleceu este ano e queria fazer a travessia, um grupo de jovens participou da prova. Thiago Antoniel, 14, era um dos integrantes do grupo. "Nós fizemos uma promessa de homenagear o Davi Monteiro. Viemos nadar por ele", explicou o adolescente.
Para Gabriel, o campeão geral, que ano passado ficou em segundo lugar, a maior dificuldade apareceu no final da prova. "Lá pelo meio da travessia estava tranquilo, mas no final a correnteza ficou mais forte, mesmo assim gostei do resultado, gostei muito. É uma satisfação estar aqui", disse o vencedor.
Fernanda disputou este ano sua sétima “Travessia Murubira/Farol” e conquistou a sétima vitória, mesmo estando afastada das piscinas e ter sido sua primeira competição em 2014. "A minha dificuldade todos os anos é enxergar a chegada, porque não enxergo de longe. Apesar de ser o mesmo percurso todo ano, a prova é diferente”, disse a vencedora se referindo à mudança da maré, no final dos 2 mil metros.
A presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Ellen Cristina Castro, agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. "Se não tivesse o apoio da PMB, o evento não seria realizado, já que as inscrições não cobrem as despesas que são muito altas. Este incentivo é importante porque se consegue trazer cada vez mais atletas para participar e, assim, desperta a vontade de quem ainda não experimentou", afirmou a presidente.
Para o secretário da Sejel, Thalles Belo, a travessia foi um sucesso. "A PMB/Sejel preparou a estrutura necessária para que a prova ocorresse sem falhas e dentro da máxima segurança. Contamos com equipes em terra e na água, acompanhando os atletas em barcos, lanchas e jet-ski. Esta travessia foi apenas um dos inúmeros eventos esportivos e de lazer que está sendo realizado este mês de julho em Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro, na programação de verão da Prefeitura de Belém”, comentou o secretário.
Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos também apoiaram a “Travessia Murubira/Farol”.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								