Turismo religioso, gastronômico e patrimonial de Belém são destaques na Fita 2022

O turismo religioso, gastronômico, patrimonial e sustentável, bens culturais da capital paraense, foram destaques na 10ª edição da “Feira Internacional de Turismo da Amazônia” (Fita). A apresentação destes potenciais turísticos no evento foi realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur).

A diretora de turismo da Belémtur, Ana Santigo, destaca que “estamos vivendo um momento de retomada no setor turístico em todo o mundo, por isso o conteúdo que estamos trazendo abrange desde aqueles trabalham com roteiros de turismo até as tendências do desenvolvimento do turismo em Belém, com foco no turismo religioso, gastronômico, patrimonial e sustentável”.

Segundo ela, a apresentação faz parte de uma série de projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Belém, com o objetivo de fomentar as atividades turísticas do município.

A 10ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia iniciou na quinta-feira, 05, e encerrou no domingo, 08. A iniciativa é do Governo do Estado e teve tema este ano: “Turismo Inteligente: Conexões e Experiências Sustentáveis”.

Atrações turístcas – A fomentação do turismo em Belém conta com várias atrações, como o complexo do Ver-o-Peso, região das Ilhas, Ver-o-Rio e o centro histórico, espaços que concentram a cultura local por meio da natureza, dos objetos e acessórios marajoara, da gastronomia peculiar e da arte paraense, segmentos importantes para o turismo, incluindo Belém na rota turística de viajantes do Brasil e do mundo, além de fomentar a geração de emprego e renda.

Desde janeiro de 2021 o setor voltou a receber a atenção da Prefeitura de Belém com a retomada da Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em quatro pontos localizados no Complexo do Ver-o-Peso, Solar da Beira, Terminal Hidroviário Ruy Barata (Praça Princesa Isabel) e ilha de Mosqueiro. Os CATs oferecem ao visitante informações sobre o local turístico e sugestões de passeios, suporte reforçado no período do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Para além dos tradicionais pontos turísticos, é possível conhecer a cidade e viver o turismo de experiência nas praças dos bairros, entre elas, as praças Dom Pedro II (bairro da Cidade Velha), Praça Sônia Maria Frazão (Marambaia), Adelaide Farias da Silva (bairro de Fátima) e Batista Campos, foram espaços que receberam serviços de revitalização da Prefeitura de Belém.

Ainda neste ano de 2022, o governo municipal será executor de um dos mais relevantes projeto do Norte do país, o Boulevard da Gastronomia, um investimento de R$ 5 milhões que transformará a área do Boulevard Castilhos França, perímetro que fica ao lado da praça Magalhães Barata, entre a avenida Presidente Vargas e a travessa Frutuoso Guimarães, em um grande corredor gastronômico aberto e com espaço modernizado para convivência.

Texto: Kamila Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar