Turistas alemães desembarcam em Belém para conhecer a história da cidade

O último cruzeiro da temporada 2015/2016 que aportará em Belém chegou nesta quarta-feira, 11, à cidade, trazendo cerca de 200 turistas alemães a bordo do navio Bremen. O grupo passeará, durante todo o dia, pelos principais pontos turísticos da capital, como o Complexo do Ver-o-Peso, o Forte do Castelo, o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré.

A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), promove o receptivo destes turistas com entrega de mapas sobre a cidade.

Nesta temporada, de dezembro de 2015 até agora, nove navios de cruzeiros passaram por Belém, vindos dos Estados Unidos, da Alemanha, da Inglaterra e da França. Para a diretora de turismo da Belemtur, Bianca Franco, estar na rota destes cruzeiros é de extrema importância, visto que Belém é uma das poucas cidades no Brasil, e única capital da Amazônia, a receber cruzeiros.

“Para o setor turístico é muito importante, visto que esses turistas conhecem Belém e depois atraem mais viajantes para nossa cidade, e geram a movimentação da economia e dos serviços ligados ao turismo”, afirmou Bianca.

Apesar de passarem poucas horas em Belém, junto com o turismo vem a movimentação da economia local no ramo alimentício, de transporte, hospedagem e visitação de pontos turísticos. Desta forma, se injetam recursos diretamente na economia.

Encanto – O casal de aposentados alemães Karen e Michael Filgner está pela segunda vez no Brasil e em Belém a experiência é inédita. “Tínhamos vontade de conhecer uma região amazônica e pelo pouco tempo de ‘city tour’ já estamos encantados, principalmente com o artesanato local e a técnica que as pessoas utilizam para a produção das peças”, disse Karen. Que revelou desejo de voltar à cidade.

Assim como o casal, outros turistas prometem voltar a Belém para passar mais tempo na cidade e conhecer outros locais fora da rota turística. Os navios que vieram nesta temporada já estiveram na cidade na temporada passada – de 2014/2015 -, e alguns turistas retornaram.

Entre as preferências da rota turística na cidade estão o Mercado do Ver-o-Peso, o Mangal das Garças, o centro histórico, o Museu Goeldi e o Bosque Rodrigues Alves. É grande o interesse de turistas estrangeiros pela flora e fauna local.

Receptivo – Durante todo o ano são realizadas capacitações com equipes da Belemtur que atuam no trabalho receptivo junto aos turistas. “Temos conhecimento sobre a história da cidade, pontos turísticos, locais para comprar produtos típicos, linhas de ônibus, bares e restaurantes, casas de câmbio e toda informação que vier a ser solicitada. Além de prestar esse tipo de informação, também fazemos a entrega de mapas turísticos da cidade e fitinhas do Círio de Nazaré”, enfatizou Bianca Franco.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar