UMS Pratinha recebe ação social da Aeronáutica

Cerca de 500 atendimentos foram realizados nesta sexta-feira, 07, durante o primeiro dia da Ação Cívico-Social (ACISO) da Aeronáutica, na Unidade Municipal de Saúde da Pratinha, em Belém. Na ocasião foram feitas consultas em diversas especialidades médicas, como cardiologia, otorrinolaringologia, dermatologia, pediatria, ginecologia e clínica médica. A ação continua neste sábado, 8, com a expectativa que a mesma quantidade de atendimentos sejam realizados, no horário de 8h às 17h, na UMS Pratinha, localizada na Rodovia Arthur Bernardes, próximo ao Ciaba.

A iniciativa contou com a parceria a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e do Governo do Estado, através da Sespa.

A população também teve acesso gratuito a exames de ultrassom, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, instruções de saúde bucal, além de participar das atividades de Educação e Saúde, promovidas pela Sesma, sobre combate à dengue e ao chikungunya, distribuição de preservativos, entrega de kits de higiene bucal e atividades lúdicas para crianças. A Sesma também fez emissão de cartão SUS e abordagem educativa.

Entre as 6.814 pessoas cadastradas na UMS Pratinha, Dona Terezinha Chagas, 49 anos, moradora do bairro há quase 30 anos, diz que está satisfeita com o atendimento na unidade e não perde as ações especiais. “É uma forma de fazermos tudo rápido e em um só lugar. Além de ter muitos especialistas. Eu vou aproveitar todos os serviços”, disse a dona de casa, enquanto aguardava atendimento para fazer exames.

De acordo com o Major Médico Otávio Solano Ferreira, a missão da ACISO é ajudar a melhorar as condições de vida da comunidade da Pratinha com todo o apoio de saúde que a população precisa. “Estamos aqui para servir a pátria e só vamos embora quando todas as pessoas que pegarem a senha forem atendidas”, destacou.

A parceria com a Aeronáutica foi elogiada pelo diretor da UMS Pratinha, Edson Batista. Para ele, essa proximidade das forças armadas com a comunidade é muito importante para reforçar o atendimento da rede. “O melhor é que a ação vai ter continuidade, pois as demandas que precisarem de atendimentos mais específicos serão encaminhadas ao Hospital da Aeronáutica”, disse.

A ação continua neste sábado, 8, quando mais 500 atendimentos devem ser realizados, no horário de 8h às 17h, na UMS Pratinha, localizada na Rodovia Arthur Bernardes, próximo ao Ciaba.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar