UMSs Terra Firme e Condor recebem ambulâncias

As Unidades Municipais de Saúde (UMSs) Terra Firme e Condor receberam nesta sexta-feira, 16, uma ambulância nova cada. Os veículos do tipo saveiro são equipados com giroflex, ar condicionado, maca, balão de oxigênio e espaço para um acompanhante. As ambulâncias irão reforçar a rede de atenção básica do município e serão utilizadas na transferência de pacientes, que necessitem de cuidados especializados, para outras instituições de saúde.

A UMS Terra Firme é uma unidade ambulatorial, que recebe pacientes até às 22h30 e realiza, em média, 600 atendimentos por dia. “Com a ambulância, nosso trabalho será ainda mais integrado. Os agentes comunitários de saúde continuarão a identificar as necessidades dos pacientes acamados, e de quem busca na Unidade atendimento de urgência e emergência, e a ambulância fará a transferência rápida para os devidos hospitais”, frisou Franci Santos, gerente da UMS.

Esta é a primeira vez, desde a inauguração, que a Unidade da Terra Firme recebe um veículo próprio. “Esta ambulância vai fazer com que ganhemos tempo, direcionando pacientes para onde possam ser atendidos com urgência e, consequentemente, ajudará a salvar vidas”, elogiou Denys Félix, 30 anos, que nasceu e foi criado no bairro.

Condor

A população da Condor também recebeu com comemoração a ambulância entregue para a Unidade de Saúde do bairro. “Antes, para fazer a transferência, era preciso aguardar uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Agora, ao invés disso, vamos poder agir com mais rapidez. Este era um sonho antigo da comunidade, que está sendo realizado”, comemorou Odraci Santos, mais conhecido como Canhoto, líder comunitário da área e morador do local há mais de 40 anos.

Também uma unidade de atendimento laboratorial, a UMS Condor é assistida pela UMS Jurunas, nos casos de urgência e emergência. “Com o novo veículo, além de facilitar o transporte para os atendimentos de urgência e emergência do Jurunas, poderemos fazer a transferência para outros hospitais, nos casos mais complexos”, disse Josiane Holanda, gerente da unidade da Condor.

Com estas ambulâncias, a Prefeitura de Belém entregou, neste ano, 16 veículos para as instituições de saúde municipais. Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luiz Morais, a aquisição de novos veículos serve para reforçar as políticas de atenção básica. “A Condor é um bairro populoso que precisa do apoio deste veículo. Entregar estes veículos para o uso da população, ajuda a fortalecer a atenção primária e desafogar os outros serviços de saúde”.

A UMS Condor passa ainda, por uma reforma estrutural, para garantir mais conforto no atendimento aos usuários e para o trabalho dos servidores. “As melhorias estão sendo feitas e adequadas dentro da necessidade e do que é justo, para que a comunidade seja bem acolhida. E a ambulância é mais um instrumento para que a população seja bem acolhida e referenciada para as unidades onde possam ser recebidas e assistidas”, concluiu a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Célia André.

Texto: Gisele Nogami

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar