O retorno das atividades na Unidade de Educação Infantil (UEI) Professor Wilson Bahia de Souza, no bairro do Curió-Utinga nesta segunda-feira, 13, foi programado de forma escalonada e gradativamente.
"Dividimos as crianças em quatro grupos para frequentar alternadamente, assim cada período do atendimento tem 25% da instituição presente no espaço ", explica a coordenadora da UEI, Maria Paula da Silva.
A unidade atende crianças de 6 meses a 3 anos, somando o total de 86 crianças, além de 25 funcionários, incluindo professoras e assistentes.
A professora de ensino infantil, Aline de Cássia Souza, trabalha há seis anos na escola e diz que estava ansiosa para o retorno das crianças. "Estamos voltando gradativamente e sem aglomeração. Eu estava contando os dias para o retorno deles".
Ela reforça que a unidade mantém todos os cuidados de higiene para prevenir contaminação da covid-19. "Estamos com marcações nas cadeiras e sempre com álcool e lavando as mãos".
Aline Gonçalves, 36, é mãe do pequeno Enzo, de 3 anos, que está na unidade desde quando tinha um ano de vida. Ela trabalha na mesma empresa que o marido, mas atualmente está em home office, enquanto ele trabalha de forma presencial. "Sou coordenadora de operações em uma empresa de pesquisa de mercado. Trabalho de segunda à sexta-feira, mas sempre dando um suporte ao meu filho", conta.
A designer Clara Amorim, 35, levou a filha Maya, 2 anos para o seu primeiro dia na unidade. "Estou vendo os cuidados e a dedicação de todos os profissionais aqui e acho que isso vai ajudar minha filha a se adaptar socialmente com outras crianças", afirma.
História oral e escrita
Há três anos, a Secretaria Municipal de Educação tem um projeto chamado "Baú de histórias", que incentiva a leitura para bebês. "O objetivo é fazer com que as crianças tenham acesso à linguagem oral e escrita de forma mediada. O papel da escola é ampliar esse contato", de acordo com a coordenadora da UEI.
Estrutura – A UEI Wilson Bahia tem quatro salas de aula, sala de coordenação, banheiro de funcionários, dois banheiros infantis, uma cozinha para o berçário, uma cozinha para o maternal, um depósito de materiais, um depósito de merenda, uma lavanderia e parquinho.
Texto: Mariana Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								