Uma celebração à vida, à disposição, ao bem estar e à sabedoria de quem já contribuiu muito. Foi assim a programação na manhã de ontem na Unidade Municipal de Saúde da Providência, em Belém. A festa, aberta com uma missa celebrada pelo Padre Ederaldo, encerrou a programação da Semana do Idoso na UMS.
O Coral da Melhor Idade, recém-formado por 20 idosas que recebem acolhimento na Unidade, ensaiou no ultimo mês para a apresentação, que vai se estender a outros locais geridos pela Secretaria de Saúde.
De acordo com a psicóloga da Unidade, Renata Lobato, o coral foi formado tanto para acrescentar mais uma atividade aos idosos, como para melhorar a qualidade de vida deles. “Além do coral, nós promovemos aqui na UMS, juntamente com o Serviço Social, palestras voltadas à saúde e bem estar, que enfatizam a prevenção de acidentes e mostram como melhorar o convívio social”, explicou a psicóloga.
Durante a Missa, o padre Ederaldo frisou a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições voltado à Melhor Idade. “Costumamos dar um direcionamento diferente ao discurso utilizado para falar com a Melhor Idade, por conta dos problemas que eles enfrentam, mas não os excluímos de outros conselhos. Acompanho a iniciativa da UMS em manter as atividades para os idosos, e alguns que conheço realmente dão testemunhos de uma vida melhor”, garantiu.
Para a aposentada Walderina Teixeira, 69, que há dois anos é atendida na UMS Providência, é fundamental que a melhor idade se envolva nas atividades oferecidas pelos organismos que trabalham com esse público. “Eu me envolvo e participo de tudo que pode melhorar a minha qualidade de vida. Depois que passei a cooperar com as atividades dentro da unidade muita coisa mudou pra melhor ”, destacou.
O gerente da Unidade, Afonso Peres, tem o retorno diário da equipe médica, que confirma a queda na procura dos idosos por clínicos. “Os médicos dizem que depois que o programa de idosos aqui da unidade passou a funcionar com frequência, com atividades e acompanhamento direto da equipe, as pessoas cadastradas aqui na unidade passaram a utilizar menos medicamentos e as queixas de saúde diminuíram bastante”, afirma.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Sérgio de Amorim Figueiredo, os idosos asisstidos na UMS Providência são matriculados no Programa Saúde do Idoso, que é oferecido nas Unidades Básicas da Rede Municipal de Saúde, tendo como base a Política Nacional de Saúde do Idoso e o Estatuto do Idoso. “O programa não oferece apenas as consultas, exames e medicamentos, mas também atividades em grupo, que são complementares aos atendimentos clínicos".
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								