Unidade de Saúde promove campanha de doação de leite materno e de sangue

O dia foi de solidariedade na Unidade Municipal de Saúde do Benguí II nesta quarta-feira, 8, durante a Campanha de Doação Vermelho e Branco, que mobilizou a população do bairro para doações de sangue e de leite materno. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará.

Desde cedo um carro som anunciava a ação para os moradores da área, que eram recebidos com música e a animação de um grupo de teatro educativo. A estudante Brenda Cardoso, 21 anos, atendeu ao chamado da unidade e aproveitou para doar sangue pela primeira vez e fazer o bem a alguém. “Há muito tempo que eu queria doar, pois acho um gesto bonito de ajudar o quem precisa. O fato de ser aqui no bairro facilitou muito porque evita o deslocamento até o Hemopa”, disse a jovem.

O diretor da UMS Benguí II, o médico Roberto Macedo, explicou que a ação reforça a importância de todos colaborarem com as doações. “A campanha de doação de sangue é o segundo ano que realizamos e sempre tivemos um bom público de doares. A coleta de leite materno já fazemos desde 2015 na unidade e aqui foi a primeira unidade de saúde a receber sala de doação de leite. Para ambos os bancos, a intenção é contribuir ainda mais para o aumento dos estoques”, afirmou o diretor.

A expectativa de coleta de sangue ao longo do dia de ação era de 80 doações. Segundo a assistente social do Hemopa Alessandra Leite, campanhas como essa são fundamentais para ampliar estoque do banco do centro. “No mês de abril, nós tivemos uma redução de 800 doadores em relação ao mesmo período do ano passado. Parcerias como essa são muito importantes para nos ajudar a aumentar as doações e darmos conta da demanda que é sempre muito grande”, avaliou Alessandra.

Quem também contribui com a campanha foi a universitária Ieda Karoline Brito, 23 anos. A mãe da pequena Maria Flor, de 4 meses, resolveu doar o excedente de leite materno em vez descartar. “Achei importante ajudar outras crianças com meu excedente de leite, pois estou produzindo bastante”, disse a doadora. A estudante Gabriela Silva, 15 anos, mãe do Jeferson, de 1 ano, também fez doação de leite.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Estadual do Banco de Leite, Sinara Souza, a meta era preencher 80 frascos. Em cada um deles cabem em média 200 ml de leite. Até o fim da manhã, cinco mães já haviam doado. “Esperamos que daqui saiam novas doadoras que façam de forma periódica as doações para nosso banco e contribuam para que possamos alimentar cada vez mais outras vidas”, ressaltou Sinara.

Fora da campanha, a sala de coleta de leite da UMS funciona diariamente para as interessadas em doar. As doações também podem ser coletadas em casa. O projeto “Bombeiro da Vida”, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará atua em conjunto com a Santa Casa na coleta das doações.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar