Unidades de Saúde conscientizam sobre importância dos exames preventivos

A aposentada Laís Lopes de Souza, de 64 anos, aproveitou o Dia Internacional da Mulher para reforçar a atenção com a saúde. Há pouco mais de dois anos matriculada na Unidade Municipal de Saúde da Providência, Laís não perde uma consulta e, ainda, faz questão de marcar presença nas ações realizadas na unidade.

“Hoje foi dia de fazer o exame clínico das mamas, saber se está tudo certo comigo. Faço todos os anos para ficar em dia com a saúde e não permitir que a falta de cuidados me tire o sono”, frisou a aposentada.

Nesta terça-feira, 08, uma programação especial era realizada na Unidade e, aproveitando a ação, Laís aprendeu mais um pouco sobre como fazer corretamente o auto-exame e identificar nódulos nas mamas. “Percebendo as alterações na mama, nós direcionamos a paciente para o médico especialista que então encaminha para exames especializados”, explicou a enfermeira Leda Fernanda Ferreira.

Entre uma consulta e outra, quem esperava no hall da UMS ainda podia acompanhar uma roda de conversa com a assistente social da unidade, Conceição Vianna, que chamou a atenção sobre a violência contra a mulher. “Existem vários tipos de violência, a física, sexual e psicológica são as mais visíveis nas mulheres que chegam aqui na unidade. Nós alertamos, hoje, para que elas não se calem e denunciem quando forem vitimas, onde quer que estejam”, pontuou.

A dona de casa Iraci Lima, 32 anos, foi levar a filha para uma consulta, mas ao se deparar com a palestra, fez questão de acompanhar o debate. “Vejo minha irmã ser vítima de violência física quase sempre pelo marido. Saio daqui com o pensamento de liberdade e de querer disseminar o que pude entender, para que ela também assimile e se liberte da opressão que vive em casa”, destacou.

Paraíso dos Pássaros – A UMS Paraíso dos Pássaros também realizou, nesta terça-feira, 08, uma importante ação de conscientização sobre a necessidade da realização do preventivo, do exame de mamografia, do auto-exame e do combate à violência contra a mulher. Além dos debates, foram realizados encaminhamentos para exames.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar