Mais de 700 mil atendimentos realizados à população em cinco anos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci completados nesta quinta-feira, 28. Localizada na Avenida Augusto Montenegro, a UPA tem estrutura de complexidade intermediária e passa por reforma geral com aquisição de novos equipamentos e mobiliários que vão contribuir para melhorar ainda mais o acolhimento dos usuários.
Morador do distrito de Icoaraci, o artesão Cipriano Lima, 96, está em observação na UPA após descobrir um ferimento no pé. A filha dele, a também artesã Roberta Marques, 54, conta que foi a primeira vez que precisou levar o pai até a unidade. “Ele já fez exames, medicou, recebeu sangue e está sendo bem acolhido. Um serviço dessa qualidade em Icoaraci faz toda a diferença para a população”, avaliou Roberta.
Para o diretor da UPA, Luiz Lavôr, os avanços conquistados reafirmam o compromisso da gestão municipal em promover uma saúde pública de qualidade. “Claro que nós temos as nossas limitações, mas somos uma equipe e os servidores que fazem a UPA sempre alcançam os mais de 500 usuários diariamente com a humanização necessária”, destacou o diretor. “Ainda temos muitos desafios para vencermos e um deles é conscientizar os nossos pacientes sobre qual é a finalidade da UPA”, acrescentou o diretor lembrando que nem sempre as pessoas que procuram a unidade estão dentro do perfil de atendimento da UPA.
“Quando um paciente entra aqui atrás de uma solução para o seu problema, ele quer ser tratado com amor e carinho e vocês estão aqui também com esse compromisso quando vocês humanizam o atendimento”, ponderou Edson Marialva, apóstolo da Primeira Igreja Batista de Icoaraci (PIB), sobre a missão dos mais de 200 servidores da unidade.
A humanização citada pelo religioso é desenvolvida desde a porta de entrada da unidade até a observação de pacientes que precisam passar mais tempo na unidade, segundo a direção da UPA, como confirmou o pedreiro Josiedson Guimarães, 33, que passou mal e procurou socorro no local. “Eu não moro aqui, mas trabalho e quando precisei, como agora, fui logo avaliado pelo médico e medicado”.
Formação
Na semana de aniversário da UPA, os servidores estão recebendo formação durante o período da tarde, sobre temas como esquema de vacinação antirrábica, vacinação antitetânica e leptospirose.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								