UPA de Icoaraci comemora 03 anos de serviços qualificados de saúde

Com média de atendimento mensal de 13.600 pessoas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, em Belém, comemorou nesta segunda-feira,28, ontem mais um ano de fundação. São três anos realizando atendimento emergencial pré-hospitalar, de acolhimento e classificação de risco.

Localizada na Avenida Augusto Montenegro, a UPA tem estrutura de média complexidade entre o perfil das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgências hospitalares, como os pronto-socorros municipais.

A Unidade tem hoje 220 servidores, além dos médicos contratados, realiza atendimento de curativos de pequena e média complexidade, exames de raios-X e possui suporte regular ao Serviço Móvel de Urgência (Samu 192). São 20 leitos de enfermaria para observação 24h e dois leitos nos casos em que seja necessário o isolamento do paciente.

Para o enfermeiro Diego Arrais, que trabalha na unidade desde que inaugurou, a principal marca da UPA de Icoaraci é o atendimento humanizado. “Aqui é um dos melhores lugares para se trabalhar. Toda a equipe é padrão e nós recebemos muitos elogios de usuários que passam por aqui. Temos um atendimento resolutivo e isso deixa tanto o usuário quanto o próprio servidor, satisfeitos”.

Segundo o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Ivison Carvalho, a UPA é dimensionada para uma população de até 400.000 habitantes comportando uma média de 300 a 500 pacientes por dia. “Tendo os Hospitais de Pronto-Socorros e demais serviços da Rede como anteparo e o Samu como suporte para o transporte de usuários, A UPA representa uma operação qualificada de atendimento, com atendimento de uma parcela significativa da população de Belém”.

De acordo com o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, a Secretaria de Saúde vem trabalhando para melhorar e reforçar o atendimento na Unidade. “A UPA de Icoaraci é uma das nossas portas de entrada e ver a unidade comemorando o seu terceiro aniversário e melhorando o padrão de atendimento desde que inaugurou, confirma o compromisso desta gestão com a saúde de Belém”.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar