Vacinação contra a gripe imuniza população em shoppings da cidade

Quem passou pelos shoppings Pátio Belém e Grão Pará, neste sábado, 18, encontrou postos de vacinação contra a gripe montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Entre os grupos que mais procuraram o serviço de vacinação estiveram idosos, gestantes e profissionais da saúde. A pedagoga Rafaela Rêgo, 30 anos, por exemplo, disse que não perde uma oportunidade de ficar protegida da gripe. “Fiquei bem feliz e satisfeita ao saber desse posto de vacinação aqui dentro do shopping e num sábado, o que melhora e facilita ainda mais a minha vinda”, afirmou.

A campanha, iniciada no dia 10 de abril, seguirá até o dia 31 de maio em todas as salas de vacinação. “Desde o primeiro dia até hoje já chegamos a 60% do público-alvo vacinado. Trabalhamos para chegar o mais próximo possível do público-alvo, fazendo com que o cidadão faça valer o seu direito e cuide da sua saúde aproveitando este benefício”, ressaltou Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma.

A socióloga Jane Brasil, 64, que integra o grupo prioritário por ter mais de 60 anos, aproveitou o sábado de folga para se proteger do vírus Influenza: “Tenho que me prevenir, porque nessa idade ficamos mais suscetíveis a pegar esse tipo de vírus. A imunidade diminui. Todo ano eu venho e desde então não tive mais problemas com a gripe”.

Jose Nunes, 26, gestante de três meses, ressaltou a importância da vacinação. “Quem está grávida sofre bastante quando gripa. A imunidade baixa e logo vem a tosse, o que é bem ruim. Com a vacina, eu não gripo tanto e quando isso acontece, ela vem mais fraca”, disse a gestante.

Campanha – A 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza se iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. A vacinação está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, em salas de vacinas distribuídas em Unidades Municipais de Saúde (UMS) e Estratégias Saúde da Família (ESF).

Devem buscar a imunização os seguintes grupos prioritários:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

– Crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas.

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.

– Idosos (a partir dos 60 anos).

– Gestantes em qualquer idade gestacional.

– Puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação.

– Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).

– Povos indígenas (a partir de 6 meses de idade).

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

– Professores de escolas públicas e privadas.

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).

– Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Suênia Cardoso

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar