Vacinação contra influenza segue até o dia 23 em Belém

O Ministério da Saúde prorrogou até 23 de maio a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) para poder ampliar o número de pessoas protegidas contra o vírus no país. Em todo o Brasil, a meta é atingir 80% do público-alvo para a imunização, composto por 49,6 milhões de pessoas.

Em Belém, 308.321 pessoas fazem parte dos grupos prioritários, composto por crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram á luz até 45 dias, idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Até o momento, foram imunizadas 88.596 pessoas, o que corresponde a 33,4% da meta estabelecida para o município de Belém.

Dentre os grupos vacinados, os que tiveram maior adesão até o momento foram os idosos, com 48.928 indivíduos imunizados, e as crianças, com 26.738 vacinações aplicadas. “Os dados de Belém têm sido atualizados a todo o momento, e os números aumentando dia a dia. Apesar da prorrogação da campanha, ressaltamos a importância da população se prevenir contra o vírus, principalmente as gestantes, crianças e idosos, e que não deixem a vacinação para a última hora”, alertou Nazaré Athayde, coordenadora municipal do programa de Imunização.

A imunização contra a gripe evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. “Com a vacina, pretende-se reduzir em até 45% o número de internações por pneumonia e, em até 75% a mortalidade por complicações da gripe”, ressaltou Nazaré. Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de saúde com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina.

A vacina contra a influenza está disponível nas Unidades Municipais de Saúde (UMSs) Telégrafo, Paraíso dos Pássaros, Vila da Barca, Tapanã, Curió, Marambaia, Satélite, Maguari, Icoaraci, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Condor, Cabanagem, Benguí, Pratinha, Águas Lindas e demais unidades que possuem sala de vacinação de rotina. Além destas, o Ipamb, Uremia, Ures – Presidente Vargas e Unidade Básica de Saúde da Pedreira farão a imunização. Os pontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para os idosos com dificuldade de locomoção até um destes pontos e os albergados, a vacinação itinerante poderá ser agendada através dos telefones 3344-2459 ou 3344-2456.

Texto: Gisele Nogami

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar