Vacinação segue até 19h deste sábado nos shoppings da capital paraense

A Prefeitura de Belém, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), disponibiliza vacinação contra sarampo, gripe Influenza e covid-19 até às 19h, deste sábado, 07, nos shoppings da capital paraense. No domingo, 8, a vacinação estará suspensa em virtude do Dia das Mães.

“Eu aproveitei que hoje é sábado, tá todo mundo em casa, então vim me vacinar com quarta dose contra covid-19”, contou a nutricionista, Karina Brito, de 25 anos, que estava no ponto de vacinação do Iter Center. Ela ainda fez um convite: “você que ainda não se vacinou venha se vacinar, é uma grande oportunidade para tomar a vacina contra Influenza e covid-19”.

A aposentada Zelmacy Dantas, de 62 anos, também alertou para a importância da imunização, que garante saúde para todos. “A vacina é importante pra gente. Precisamos nos proteger. Nós precisamos nos prevenir e evitar qualquer doença. Então, tragam seus filhos e netos pra se vacinarem. A prevenção é a vacina".

Neste sábado, a prevenção de outras doenças está sendo feita também com vacinação. A da influenza, por exemplo, tem como público alvo idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores 5 anos, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.

Além de caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhador portuário, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida sócioeducativa.

Já a vacinação contra o sarampo está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores de saúde.

Para a covid-19 estão disponíveis para o público infantil os imunizantes Coronavac e Pfizer pediátrica. Já para adultos, são oferecidas a Coronavac e Janssen. Poderão se vacinar todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

Reforço – Quanto à dose de reforço (terceira ou a quarta dose), a Sesma diz que deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 18 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, os idosos (com 60 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas, que receberam as três doses há quatro meses ou mais, estão aptos a receber a segunda dose de reforço (quarta dose).

Documentos – Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Para imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar, precisam apresentar carteiras profissionais, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar