Valorização profissional é a homenagem diária da PMB aos professores municipais

Dono de um poder revolucionário, o conhecimento, em sala de aula o professor pode transformar a vida de cada estudante mostrando o melhor caminho a ser trilhado.

Professora há 17 anos, sendo 15 dedicados à educação municipal, Elci Lira Puga, fala com paixão de sua profissão. “Sinto que tenho nas minhas mãos o poder de apresentar a essas crianças uma realidade diferente da que elas vivem. Deixo a porta da minha sala de aula aberta para os pais também. Acredito que esse trabalho conjunto com a família implica no resultado de aprendizado. Quero fazer sempre o melhor para essas crianças. Quero ficar viva eternamente na memória dos meus alunos”, ressalta a professora, emocionada. “Desde quando escolhi ser professora já sabia das dificuldades que teria que enfrentar. No entanto, me encontrei nessa profissão. Não vejo como um trabalho, eu tenho prazer de entrar na sala de aula”, completou.

A Prefeitura Municipal de Belém comemora a data alusiva ao Dia dos Professores, comemorada nesta quinta-feira, 15, com a certeza de que a valorização profissional é a melhor homenagem que se pode fazer à categoria.

Atualmente mais de 3 mil professores compõem o quadro docente da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Estimulados a sempre realizar práticas pedagógicas diferenciadas com seus alunos, os professores da rede recebem, mensalmente, formações continuadas.

“Tomamos por ciência e intuição que, optar por ser professor não é uma vergonha, é uma honra; ensinar uma criança a ler, escrever, a ser cidadão, não é uma obrigação, é um grande e imensurável prazer. Alocamos esse pensamento para encararmos dia após dia a luta de sermos educadores; luta esta que vencemos a cada dia, nos imunizando com novos saberes, boas práticas, força de vontade e responsabilidade educacional”, afirma a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame. “A prefeitura trabalha para possibilitar a cada dia uma melhor qualidade de vida a estes trabalhadores da Educação. Procuramos criar possibilidades e incentivar os nossos professores a produzir metodologias e projetos diferenciados, o que já resultou em prêmios nacionais conquistados por eles”, completou.

Para os que lecionam no Ciclo I, correspondente aos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, a formação é realizada pelo Centro de Formação de Professores, especificamente. No Ciclo II (4º e 5º anos), a responsabilidade de criar mecanismos para uma aprendizagem satisfatória é de responsabilidade do Núcleo de Informática Educativa, vinculado à Semec. Já nos Ciclos III (6º e 7º) e IV (8º e 9º) as formações dos profissionais acontecem sob a responsabilidade da equipe de técnicos da diretoria de ensino da Semec.

“No caso do Nied, é trabalhado o Alfamat, que é um programa de formação continuada desenvolvido e aplicado pelo Núcleo. Ele possibilita a vivência e discussão de metodologias para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. Sua metodologia é norteada pelos descritores da Prova Brasil”, lembrou Rosinéli Salame.

Nos dois últimos anos, os docentes da rede municipal tiveram muitos ganhos. Todos os profissionais da educação da Semec receberam tablets para serem utilizados como ferramenta pedagógica e este ano mais de 3 mil servidores do magistério foram agraciados com o bônus-livro, que puderam utilizar durante a Feira Pan-Amazônica do Livro.

O salário do professor municipal em Belém também está entre um dos maiores do Brasil. Somado às vantagens, o salario de um recém-concursado, com 200 horas, é superior a R$ 4.600,00.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar