A equipe do Vilhena Alves foi a campeão da I Copa Paraense de Futsal de Surdos, realizada neste fim de semana pela Prefeitura e Belém, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, no ginásio do Sesi. A partida final terminou em 3×1.
Oito times, quatro deles do interior do Estado, participaram da Copa que teve 16 jogos disputados neste sábado e no domingo. O artilheiro da competição foi Ivan, da Sejel, com oito gols, e o goleiro menos vazado foi Edval, do Vilhena Alves.
O time do município de Mãe do Rio, campeão em 2014, dessa vez ficou em terceiro lugar, mas comemorou a possibilidade de proporcionar aos atletas mais uma oportunidade de mostrar o resultado dos treinos. Mãe do Rio tem um dos atletas paraenses que faze parte da Seleção Brasileira de Futsal de Surdos. “Eu acho que todos os municípios deveriam participar da Copa. A gente sente que os atletas são muito unidos, se conhecem, se comunicam sobre a competição. É uma grande oportunidade para todos eles estar aqui. É muito importante esse tipo de evento pra que não fique concentrado apenas na capital”, disse o técnico de Mãe do Rio, Antonio Maria Oliveira.
Nos dois dias de competição, o ginásio do Sesi recebeu um público diferenciado.Além de amigos e parentes dos jogadores, alunos do curso de Educação Física foram ver de perto o trabalho que está sendo feito através do Programa Esporte sem Barreiras, da Sejel. “É importante a presença deles pra que eles conheçam um pouco dos esportes adaptados para que o trabalho com pessoas com deficiência não se limite à prefeitura e que os alunos que futuramente vão se tornar professores possam enxergar que esse trabalho pode ser feito não só aqui em Belém,mas em todo o Estado e pra isso precisa ter pessoas capacitadas”, afirmou Márcio Cerveira, técnico da Sejel e da Seleção Brasileira sub 21.
Para o coordenador de Projetos Especiais da Sejel, Waldir Moura,o balanço da II Copa não poderia ser mais positivo. “Tivemos quatro equipes do interior e a participação delas é muito importante porque estamos abrindo portas. É um evento realizado pela prefeitura de Belém,mas que agrega o trabalho feito em outros municípios e esse é nosso objetivo maior: incentivar, fomentar o esporte. A Prefeitura e a Sejel estão cumprindo esse papel com estrutura, com apoio e assim cada vez mais vamos quebrando as barreiras e nos preparando para , em 2016, fazer uma Copa ainda melhor em comemoração aos 400 anos de Belém”, concluiu o coordenador.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								