Um dos mais tradicionais esportes de praia fechou os Jogos de Verão, da Prefeitura de Belém, na ilha de Mosqueiro. O torneio de vôlei de areia 4×4 reuniu 12 equipes que, obrigatoriamente, deveriam ter uma mulher.
"O número de equipes exclusivamente formadas por mulheres é pequeno e essas equipes que se inscrevem já tem esse esquema montado, então é uma forma de garantirmos a participação das mulheres também", explicou Isaías Bonfim, da coordenação do torneio.
Os 60 participantes do torneio são, na maioria, ex-atletas que defenderam os grandes clubes de Belém, o que deixou altíssimo o nível técnico da competição. " O nível técnico é muito bom, o pessoal tá bem preparado. Todo mundo acostumado na quadra, chega na areia sente a diferença, aumenta a competição, é bem disputado ", afirma a ex-atleta do Sesi, Clarice Souza.
Salomão Batista também é ex-atleta e está acostumado a disputar torneios, mas normalmente realizados pela iniciativa privada. Pra ele, o investimento feito pela prefeitura é um grande incentivo ao esporte. "Acho excelente. Isso incentiva nossa parte esportiva principalmente e também cultural. É importante que nosso município esteja sempre promovendo esses eventos", comemora.
Depois de oito partidas, Cidade Nova IV e Pirelli foram para a final. Em um jogo disputado ponto a ponto, o título ficou com a equipe Cidade Nova IV, que venceu por dois sets a um e levou R$600. O segundo lugar foi da Pirelli que recebeu a premiação de R$ 400.
" Uma competição como essa não é barata. a Federação Paraense de Vôlei tem grande dificuldade de angariar recursos, então a prefeitura entra para dar um força para a federação e ajudar o voleibol paraense, proporcionando a oportunidade para os atletas estarem praticando e divulgando o esporte ", conclui Isaías Bonfim.
Texto: Fabiana Cabral