Na próxima segunda-feira, 04, os mais de 72 mil alunos da rede municipal de ensino voltarão às salas de aulas e a última semana de julho foi de preparação nas escolas, para receber os estudantes. A Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) já organizou o cardápio da merenda escolar, que será assegurada saudável e variada desde os primeiros momentos de atividade escolar neste segundo semestre de 2014.
E já para este período letivo a prefeitura programa a abertura de mais 2 mil vagas para rede municipal de ensino, com a construção de 9 unidades de educacionais e um Centro de Formação de Professores. Ainda em agosto, a Secretaria Municipal de Educação retoma as atividades escolares já com a abertura 550 novas vagas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental na Escola Municipal Nova Aliança, que será inaugurada no bairro da Pratinha.
A Semec também vai inaugurar este mês, o Centro de Formação de Professores, no bairro de Nazaré. O centro tem como objetivo, através de formações mensais, promover condições para o professor estudar, refletir e reconstruir sua prática pedagógica tendo em vista a melhoria da aprendizagem do aluno. No dia da inauguração, 3.900 tablets serão entregues para todos os profissionais efetivos da educação no município de Belém. Serão beneficiados todos os professores, auxiliares administrativos, diretoras e secretários escolares com mais esta ferramenta pedagógica.
No decorrer do semestre serão entregues para a população as Unidades de Educação Infantil dos bairros do Maguari e Tapanã, além da UEI Rosemary Jorge, no Castanheira. Outras duas estão previstas no Aurá, Verjante III e Jardim Nova Vida, como também a Unidade Pedagógica Alana Barbosa, no Parque Verde.
Na Educação Fundamental, a Prefeitura vai entregar as escolas Ayrton Senna, no Tenoné, Edson Luiz, no Guamá e a Escola Águas Negras, que traz em seu nome o bairro em que será construída.
Além dos investimentos em reformas e construções de novas unidades de ensino, a Semec continua a concentrar esforços na qualidade do transporte escolar. Neste segundo semestre, serão entregues mais 1.500 bicicletas aos alunos da rede. Esta é uma iniciativa da PMB tomada com base no programa federal “Caminho da escola para zona rural” e adaptada pela gestão municipal. Desde janeiro já foram entregues 3.764 bicicletas a alunos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Duas lanchas escolares também virão somar no transporte escolar dos alunos da região da Ilha Grande de Belém. Atualmente, vinte e três barcos e duas lanchas que são usados no transporte de 580 alunos da região. O serviço permite que os alunos sejam buscados e deixados na porta de casa antes e após as aulas.
Texto: Andreza Carvalho