Voluntários da Defesa Civil Municipal, da Prefeitura de Belém, passam por simulação de acidentes

Quem passou pela Aldeia Amazônica na manhã deste sábado, 21, levou um susto ao ver botijões de gás pegando fogo, automóveis acidentados e pessoas feridas jogadas pelo chão. Tratou-se de a simulação de uma grande catástrofe. A técnica de enfermagem Tais Oliveira, passava pelo local e ficou aflita. “Parece tão real que eu já estava até querendo ajudar a socorrer as pessoas”, contou a jovem.

O cenário foi montado para que 90 voluntários colocassem em prática o conhecimento teórico adquirido durante o Primeiro Curso de Capacitação de Voluntários da Defesa Civil Municipal, realizado entre os dias 2 e 15 de maio. Os alunos tiveram aulas com profissionais da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a coordenadora geral da Defesa Civil Municipal, Ana Maria Lima, o curso tem o objetivo de preparar os voluntários, dentre outras situações, para os grandes eventos que serão realizados ao longo do ano, como quadra junina, operação Verão, Congresso Eucarístico Nacional e Círio de Nazaré. “Essa a primeira vez que realizamos uma simulação desse porte para preparação e atualização dos voluntários. E é muito importante porque os coloca diante de uma possível situação real e eles podem praticar tudo o que aprenderam no curso teórico”, diz coordenadora.

Para a jovem estudante de enfermagem Tais Monteiro Cardoso, a experiência serviu como um treinamento para ações futuras. “Nós adquirimos um grande conhecimento que podemos usar para auxiliar pessoas em casos de acidente e que precisem de primeiros-socorros, até que as autoridades competentes cheguem ao local. Esse treinamento foi muito interessante pra vermos na prática como podemos atuar”, explica Tais.

A enfermeira do Samu Mariana Sales, que também foi instrutora do curso, fala do papel do voluntário da Defesa Civil na primeira abordagem em casos de acidente. “A atuação deles é muito importante na realização de procedimentos, como isolamento do local, primeiros-socorros e imobilizações, que antecipam e preparam o acidentado para receber o atendimento do Samu”, diz.

Os interessados em ser voluntários da Defesa Civil podem se inscrever na sede da instituição, localizada na tv. Campos Sales, 333 (entre as avenidas 15 de Novembro e Boulevard Castilhos França), no horário de 8h às 17h. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se candidatar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3242-5332.

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar