Voluntários da Defesa Civil Municipal doam sangue ao Hemopa

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu na manhã deste sábado, 28, dezenas voluntários que atenderam à convocação da Defesa Civil do Município para fossem ao local de coleta e doassem sangue, já que o estoque do Hemopa está baixo. O público-alvo do projeto “Defesa Civil Doando Sangue” são as dezenas de voluntários da Defesa Civil do Município, mas pelo menos, dois outros grupos de voluntários independentes, também estiveram na sede do Hemopa e fizeram doações.

O "Defesa Civil Doando Sangue" foi realizado também no ano passado. “Esta é a segunda edição dessa nossa parceira com o Hemopa. Fizemos no ano passado e foi muito proveitosa. Por isso, decidimos acrescentar a campanha à nossa agenda anual, e ficamos muito felizes com os voluntários que vieram aqui para este ato de solidariedade”, disse Yan Miranda, coordenador da Defesa Civil do Município.

John Ferreira é funcionário da Defesa Civil e doador de sangue. Ele foi um dos primeiros a ser atendido. “Vim doar sangue para tentar ajudar a aumentar o número de doações. Estou feliz de estar aqui e poder ajudar a quem precisa”, afirmou.

Doação – Há critérios estabelecidos para doação. Além de precisar aguardar 90 dias entre as doações, o doador deve estar bem de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento de identificação, com foto. Quando a doação termina, os voluntários recebem um lanche reforçado, com sopa, suco e frutas.

No dia do ato de doação, o Hemopa aconselha que a pessoa esteja alimentada, tendo ingerido refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem usado outra droga nas últimas 12 horas; não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico; não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias; ter repousado bem na noite anterior à doação; estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg (com desconto das vestimentas); ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; e não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da Aids.

Doadores com 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais ou responsável legal; e o limite de idade para primeira doação é de 60 anos.

O candidato a doador também não deve ter feito tatuagem, colocado piercing ou feiro maquiagem definitiva, com micropigmentação, nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral ou na região genital, deve-se aguardar 12 meses após a retirada; não ter diabetes; não estar grávida, nem com suspeita de gestação; não estar amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses; não estar com crianças, sem acompanhante, na hora da doação; e precisa apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial, como RG, carteira profissional e carteira de motorista.

Serviço:

O Banco de Sangue da Fundação Hemopa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h; e aos sábados, das 7h30 às 17h. Fica localizado na travessa Padre Eutíquio, 2109, bairro de Batista Campos. O telefone geral é (91) 3242-9100, ramal 239. Para fazer agendamento por telefone, ligue para (91) 3242-9100, ramal 241.

Texto: Dedé Mesquita

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar