Preparação, prontidão e sintonia coletiva são alguns dos requisitos essenciais para quem encara a missão de ser voluntário no Círio de Nazaré, especialmente nas frentes de assistência aos romeiros e promesseiros. E é esse desafio que a Defesa Civil do Município assume há 20 anos, com o treinamento daquelas pessoas que se oferecem para prestar apoio humano em meio à maior procissão católica do País.
Maria Alice, 18 anos, estuda manutenção de equipamentos de informática e tem como objetivo pessoal ajudar o próximo. “Participei do Círio dois anos pela Cruz Vermelha e é a primeira vez que sou voluntária pela Defesa Civil. É muito gratificante poder ajudar as pessoas, pois de certa forma estamos colaborando para a realização da promessa feita em devoção à Virgem de Nazaré. Para mim, ajudá-las a chegar até o final do trajeto é também uma forma de cumprir a minha promessa”, comenta a jovem.
A cada ano o número de voluntários do Círio vem crescendo. Os que participam pela primeira vez das procissões acabam retornando em edições posteriores, e trazendo mais colaboradores, aumentando, assim, o desempenho das equipes que atuam nos bastidores do evento fazendo esse trabalho solidário.
“O desempenho deles é sempre total, eles realmente se esforçam para fazer tudo da melhor maneira possível. É admirável o entusiasmo que eles trazem, o amor que depositam nessa tarefa. Durante o treinamento, percebemos que eles demonstram um interesse muito grande em aprender. Aliás, o que eles aprendem aqui na verdade não serve apenas para o dia do Círio, mas para toda a vida”, ressalta o coordenador de operações da Defesa Civil, Claudionor Corrêa.
No treinamento promovido pela Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, as orientações repassadas aos voluntários são voltadas para o atendimento de vítimas de desmaios, ferimentos e cortes que podem causar hemorragia. Das ocorrências de desmaios durante a procissão, sabe-se que 90% é devido à má hidratação e alimentação.
E para evitar esse tipo de problema, a voluntária Caroline de Fátima, 18, vem cuidando do preparo físico há algum tempo. “Eu estou me preparando desde muito antes do treinamento, mantendo uma dieta à base de frutas, carboidrato e fibras, porque precisaremos correr, caminhar por horas, carregar as pessoas que passam mal, e isso tudo requer muita disposição. Preparo minha resistência correndo diariamente.” conta a estudante de Biomedicina.
Postos de Atendimento
O trabalho da Defesa Civil envolve, além dos socorristas, a coordenação dos seis postos de atendimento estrategicamente distribuídos pelo trajeto no sábado (Trasladação), e dos outros oito que são instalados no domingo (Círio).
Cada posto terá um coordenador e 80 voluntários distribuídos em dez equipes. Os responsáveis pelos postos são voluntários da Defesa Civil que já atuam por vários anos seguidos no evento. “Temos um quadro de voluntários permanentes. A experiência deles nesse momento é importante, todos eles já participaram por pelo menos cinco anos seguidos do Círio. A experiência deles é primordial para passar tranqüilidade aos novatos, que por vezes ficam bastante nervosos ou inseguros” esclarece Claudionor.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em cada um dos postos, os romeiros irão receber todo atendimento médico necessário com médicos e técnicos de enfermagem.
Localização dos Postos:
Sábado (Trasladação)
– Clube do Remo
– Secretaria Municipal de Administração (Semad)
– Casa da Linguagem
– Estacionamento do Banco do Bradesco
– Solar da beira
– Estacionamento da Igreja da Sé
Domingo (Círio):
– Estacionamento da Igreja da Sé
– Solar da beira
– Estacionamento do Banco do Bradesco
– Correios
– Casa da Linguagem
 Secretaria Municipal de Administração (Semad)
– Clube do Remo
– Estacionamento do restaurante Avenida
No próximo dia 9 de outubro, quinta-feira, haverá uma reunião geral com todos os envolvidos no treinamento para o Círio 2014. Na ocasião serão repassadas as últimas orientações, além de um informativo para cada voluntário. O encontro acontecerá no auditório do Centur, às 14h.
Texto: Caroline Torres
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								