Há um mês, o estudante de Turismo, Cássio Heitor Pacheco, 23 anos, atuou como voluntário no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Foram sete dias recebendo turistas de diversos cantos do país, e, orientando-os sobre a gastronomia, cultura e pontos turísticos da capital. “Uma experiência inesquecível”, destaca. “Esse foi o primeiro ano que participei do projeto e tive experiências que, com certeza, enriqueceram meu currículo enquanto estudante”, disse Heitor.
O estudante foi um dos 33 voluntários que trabalharam no projeto “Amigo do Turista”, desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e que recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, o certificado de participação.
Durante a festividade de Nazaré, os "Amigos do Turista" ficaram distribuídos em 12 postos de atendimento espalhados pela cidade e foram distribuídos mapas de Belém para, cerca de, 23 mil turistas. De acordo com o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza, neste ano houve um aumento da procura pelos postos de atendimento do projeto. “No último ano o projeto atendeu 20 mil turistas. Ou seja, tivemos nesta 19ª edição um acréscimo de três mil pessoas sendo atendidas pelos nossos voluntários”, destacou Maikenn, que agradeceu a parceria dos estabelecimentos que cederam o espaço para fixar os pontos de atendimento. “Deixo meu agradecimento a todos que nos ajudaram no sucesso deste projeto. Sem a colaboração de todos não estaríamos hoje comemorando a certificação”, completou.
Os voluntários – 90% eram do curso de Turismo – ficaram distribuídos nos seguintes pontos: Praça Santuário, Complexo Feliz Lusitânia, Ver-o-Peso, Terminal Rodoviário, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro, Terminal Hidroviário, Hangar e Complexo Ver-o- Rio. A próxima edição do projeto já é aguardada por Loyse Marília Pena Lobato, que mora no bairro da Cabanagem. Também estudante do curso de Turismo, a jovem conta que a oportunidade de participar do programa lhe fez aprender na prática as técnicas adquiridas em sala de aula. “Poder conversar e orientar os turistas me fez ter a certeza que escolhi o curso certo”, confessou. “A oportunidade oferecida pela prefeitura foi ótima e ano que vem vou participar de novo, sem dúvidas”, finalizou.
“A Belemtur festeja a finalização de mais esta edição do projeto, pois, às vésperas dos 400 anos de Belém, mostramos às centenas de pessoas que vieram para a capital, o que nossa cidade oferece, que são muitos atrativos, tanto na gastronomia, quanto na cultura”, ressaltou o coordenador da Belemtur. “Muitos dos que foram recepcionados pelos nossos voluntários garantiram que voltarão a Belém, com isso, temos muito a festejar”, concluiu.
Texto: Adriana Pereira