Votação define integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realiza nesta segunda feira, 28, no Centur, as eleições para o Conselho Municipal de Política Cultural. O Conselho será formado por 19 segmentos culturais, que vão promover a gestão democrática e autônoma da cultura no município de Belém.

Nesta primeira etapa 12 de 19 segmentos foram habilitados e puderam concorrer às eleições que ocorrem em seis salas disponibilizadas no Centur. Foram habilitados os segmentos Música, Dança, Universidade, Patrimônio material-imaterial, Artes Visuais, Áudiovisual, trabalhadores da Fumbel, Indústria Cultural, Fotografia, Literatura, Teatro e Cultura Afro.

A eleitora do segmento Teatro, Ana Carolina Marceliano, acredita que a criação deste conselho, fará com que a população participe diretamente do trabalho cultural que vem sendo feito no município. “Com isso poderemos vistoriar, cobrar e decidir as ações destinadas à cultura em nossa cidade, então é uma grande esperança para quem é artista, de ver algo se desenvolver aqui”, avalia Ana.

As eleições setoriais serão encerradas às 17h de hoje e imeditamente começará a apuração dos votos, que vão apontar quem irá compor o conselho. No dia 30 de julho as eleições serão distritais, definindo, também, seus representantes. A presidente da comissão eleitoral, Silvana Barradas, considera que as eleições estão ocorrendo de forma tranquila conforme o planejado. “A comissão trabalhou arduamente, justamente para ter esta organização e tranquilidade, observando sempre garantir a lisura e eficiência do processo eleitoral”, confirma Silvana.

Paulo Nascimento, que votou no segmento Teatro, elogiou a criação do conselho e a organização da eleição. “A importância do conselho é justamente a possibilidade da sociedade civil poder ver que precisamos de mais arte nas ruas.É a chance dessas pessoas que não trabalham com política, que não são gestores ou secretários, participarem diretamente da criação de políticas de cultura”, pontua Paulo.

Texto: Hugo Figueiredo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar