Encerrando a programação oficial da XII Semana Municipal de Meio Ambiente, os alunos da Escola Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro, participaram de uma programação especial nesta quarta-feira, 03, no auditório da escola, que incluiu palestras e discussões sobre o meio ambiente.
Com o tema “Caminhos para a Sustentabilidade: A Prefeitura de Belém Rumo aos 400 Anos”, a programação foi uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado na próxima sexta-feira, 5 de junho.
“Hoje foi a vez dos alunos de Mosqueiro participarem da programação da Semana de Meio Ambiente, onde receberam palestras sobre a importância das florestas e das árvores para a ilha de Mosqueiro. Esses são temas de grande importância para toda a população”, destacou o titular da Semma, Deryck Martins.
Durante a programação foram ministradas palestras sobre a “Importância das Florestas para o bem estar cidadão”, pela engenheira florestal e pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Noemi Viana; e “A importância sócio ambiental das árvores para a ilha de Mosqueiro”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Kléber Perotes, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor). Após as palestras, os alunos ainda participaram de debates sobre os temas e tiraram dúvidas com os profissionais.
“Dentro da nossa escola sempre trabalhamos com os alunos sobre o meio ambiente, tanto que ano passado, na semana do meio ambiente, plantamos mudas de árvores na porta da escola, que hoje já estão nos dando sombra. Tivemos alunos de várias séries participando da programação, que certamente foi muito importante para todos”, detalhou a vice-diretora da Escola Honorato Filgueiras, Arneide Carvalo.
Cerca de 150 alunos do ensino fundamental e médio participaram da programação. “Eu confesso que moro em Mosqueiro, mas não conhecia muitas das áreas verdes que temos aqui. Também conheci o nome das árvores que temos na ilha, principalmente na orla, que passam despercebidas. Todos nós que somos moradores, temos obrigação de conhecer e cuidar esse lugar tão lindo”, disse a aluna Priscila Rodrigues Fontes, do 3º ano.
Após o encerramento da programação na escola, os alunos e a equipe da Semma seguiram para o trevo que fica próximo ao pórtico de entrada da ilha, onde foi realizado o plantio de uma árvore da espécie samaumeira.
Para o titular da Semma, a semana de debates, palestras e ações proporcionadas pela XII Semana Municipal de Meio Ambiente foi encerrada com um saldo muito positivo e que precisará de um esforço contínuo para promover mudanças.
“Nesta semana foram debatidos dois temas muito importantes para a sociedade, que são a arborização urbana de Belém e a gestão de resíduos sólidos, que exigem um trabalho contínuo e grande esforço da prefeitura de Belém. A semana de forma geral foi bastante intensa e rica, e destacamos a importância da sociedade participar junto com o poder publico, para promover as mudanças que Belém precisa na área ambiental, para construirmos uma cidade mais sustentável e com certeza mais verde”, finalizou.
Texto: Ana Paula Azevedo