Nesta quarta-feira, 01, cerca de 150 agentes de segurança das esferas municipal, estadual e federal participaram de uma simulação para detalhar as ações que serão desenvolvidas no próximo dia 15 de junho, quando a Tocha Olímpica passará por Belém.
Faltando 14 dias para Belém receber pela primeira vez o ícone das Olimpíadas, uma força integrada dos representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer; Guarda Municipal de Belém; Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém; Secretaria de Segurança Pública Estadual; Forças Armadas; Polícias Civil e Militar; Corpo de Bombeiros; Departamento de Trânsito e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, estiveram reunidos nesta manhã, definindo estratégias e alinhando procedimentos para a passagem da tocha.
A reunião realizada no auditório do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) foi o passo inicial para a saída dos agentes, em comboio, pelas ruas de Belém. “Esta simulação é a concretização de um trabalho feito há vários dias, com reuniões para alinhar tudo o que for necessário para o sucesso deste evento. Nossa maior preocupação é, sem dúvida, a fluidez do evento. Hoje a operação envolveu a aferição do tempo e o percurso do revezamento. Essa simulação é preventiva”, explicou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno.
Ao todo, 162 pessoas selecionadas pelo Comitê Organizador dos Jogos e pelos patrocinadores oficiais irão carregar o fogo olímpico que veio da Grécia e vai percorrer cerca de 300 cidades antes de chegar ao Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas 2016. Cada condutor vai percorrer 200m do percurso de 32 km, com saída do Estádio Olímpico do Pará e chegada no Portal da Amazônia, onde serão realizadas apresentações musicais.
“Após a visita de representantes da segurança estadual à cidade de Salvador, onde a Tocha Olímpica já passou, definimos parâmetros para Belém, em relação à rota, segurança, revezamento e deslocamento dos condutores da Tocha Olímpica. Então, por meio desta simulação, definimos uma logística operacional entre todos os órgãos para que o evento seja um sucesso”, declarou o titular da Sejel, Deivison Alves.
Festividade – Ao final do revezamento da Tocha Olímpica, no Portal, haverá uma série de shows realizados pelos patrocinadores oficiais do evento e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel). As atrações confirmadas são o Grupo Folclórico Trilhas da Amazônia, Banda AR15 e Jorginho Gomes e Banda.
Texto: Karla Pereira