O Cinema Olympia abre programação do mês de junho nesta quinta-feira, 4, com a exibição do filme "Amazônia", dirigida pelo francês Thierry Ragobert. O longa, do gênero aventura, tem classificação livre e fica em cartaz até o dia 10 de junho, com sessões às 18h30 e com entrada gratuita. O cinema não abre nas segundas-feiras.
Com diálogos escritos pelo brasileiro José Roberto Torero, roteiro do paulistano Luiz Bolognesi e consultoria artística feita pelo premiado fotógrafo que retrata a Amazônia há 40 anos, Araquém Alcântara, "Amazônia" é uma produção franco-brasileira que conta a saga do macaco-prego Castanha na maior floresta tropical do mundo.
"Amazônia" participou dos Festivais de Veneza, onde recebeu o prêmio WWF de meio ambiente, e de Toronto. Também foi escolhido para abrir a edição 2013 do Festival do Rio, pela primeira vez em exibição 3D.
Sinopse – Após um acidente de avião, Castanha (voz de Lúcio Mauro Filho), um macaco-prego nascido e criado em cativeiro, se vê perdido e sozinho na imensidão da selva amazônica. O pequeno macaco se sente desamparado com a inesperada liberdade. Diante de um mundo totalmente coberto por uma densa e exuberante vegetação e repleto de animais, Castanha precisa encontrar seu caminho e se proteger das armadilhas da natureza.
Seguindo o ponto de vista do animal, o filme revela os mistérios da fauna e da flora da região, destacando dificuldades enfrentadas pelo animal e ainda algumas amizades, como a com a macaca Gaia (voz de Isabelle Drummond).
< Texto: Lilianne Villacorta