Atletas da Sejel são campeões sul americanos de futsal de surdos

O Brasil é campeão Sul Americano de Futsal de Surdos. O título foi conquistado de forma invicta na cidade de Caxias do Sul, que sediou a competição no período de 15 a 23 de novembro. Em quadra, defendendo a seleção, estavam três atletas paraenses que integram o Programa Esporte sem Barreiras, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

Nerisvam de Oliveira, Lucas Salustiano e Rafael Corrêa já faziam parte da Seleção Brasileira, mas pela primeira vez participaram de uma competição internacional. Rafael Corrêa e o goleiro Lucas Salustiano foram titulares em todas as quatro partidas disputadas no campeonato. Nerisvan entrou no decorrer dos jogos e marcou contra o Canadá. Rafael fez gol contra a Venezuela.

Outro paraense que participou da conquista foi o professor Márcio Cerveira, técnico da equipe da Sejel e auxiliar técnico da Seleção Brasileira. " Chegamos na Seleção Brasileira e não imaginei que em tão pouco tempo avançaríamos tanto. Após sermos convocados eu já tinha uma expectativa de que estaríamos nessa competição. E os atletas foram titulares e contribuíram muito para a conquista do campeonato. Pela primeira vez na história do Pará, o estado é representado nessa categoria em uma competição a nível internacional. E a Sejel está proporcionando isso a esses jovens talentos e mostrando que daqui podemos fazer história também" , ressaltou.

Já em casa, a rotina de treinos continua. Quatro vezes por semana eles se reúnem para treinar no ginásio Altino Pimenta. O professor Cerveira explica que o mesmo trabalho desenvolvido com os atletas convocados para a Seleção é feito com toda a equipe para que todos desenvolvam e mostrem suas habilidades e talentos. “A preparação deles se faz nos treinos, com preparação física, fundamentos e amistosos entre a equipe de futsal da Sejel para que quando saíam para disputar pela Seleção Brasileira estejam todos no mesmo nível”, explica o professor.

O próximo compromisso internacional dos atletas da Sejel pela Seleção Brasileira já está marcado. O grupo vai participar do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, na Tailândia, em novembro de 2015.

Texto: Fabiana Cabral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar