450 Guardas Municipais vão garantir a segurança nos cemitérios

A Operação Finado, da Guarda Municipal de Belém (GMB), tem início neste sábado, 01, quando será disponibilizado um efetivo operacional para garantir a segurança nos cemitérios da capital. O efetivo total para este dia é de 150 guardas que estarão de prontidão em dois turnos para atender a demanda de público que resolva antecipar a visita aos túmulos de seus entes queridos.

O cemitério de Santa Izabel, por ser o maior em extensão, contará com efetivo de 60 homens, sendo 30 por turno. O cemitério de São Jorge contará com efetivo de 40 homens e os do Tapanã e Icoaraci, contarão cada um com 25 guardas no total divido em dois turnos.

Já no Dia de Finados, 02 de novembro, a GMB vai atuar com 300 homens distribuídos nos cemitérios de Belém. O cemitério de Santa Izabel vai ter o efetivo 80 guardas atuando em dois turnos na parte interna do cemitério. Em Icoaraci a GMB vai dar cobertura com 50 guardas, 25 pela manhã e mais 25 à tarde. Nos Cemitérios de São Jorge e do Tapanã, 70 homens vão garantir a segurança nos locais, sendo 35 por turno.

Além da segurança na parte interna, a população vai contar ainda com rondas volantes no entorno dos cemitérios, a qual vai ser realizada com 12 viaturas e 20 motos. O cemitério do Bengui vai ter um planejamento diferenciado, a segurança no local será garantida por rondas volantes com os grupamentos especializados.

O Coordenador de Operações da Guarda Municipal de Belém, Inspetor Edison Vander, ressalta que o planejamento operacional da GMB, para atender a demanda de público nos cemitérios de Belém durante estes dois dias, foi realizado com objetivo de garantir a segurança dos visitantes nos locais, entretanto, ele alerta que ao perceber qualquer atitude suspeita, a pessoa deve procurar o guarda municipal mais próximo para denunciar.

Texto: Lucelia Fernandes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar