Mergulhadores auxiliam nos serviços de limpeza de canais

A Prefeitura de Belém contratou dois mergulhadores profissionais para retirar o lixo de baixo da ponte do Canal Tucunduba com Avenida Cipriano Santos. O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e tem por objetivo melhorar o fluxo da água, reduzindo os alagamentos principalmente nas áreas baixas do bairro do Marco. Desde a semana passada até a manhã desta segunda-feira, 15, a força-tarefa recolheu em torno de duas toneladas de entulho, como restos de móveis, colchões, sacas com caroço de açaí e pneus descartados de forma irregular nos canais.

De acordo com o secretário em exercício da Sesan, Janary Pinheiro, os mergulhadores auxiliam na limpeza geral que está sendo realizada ao longo dos canais da Bacia do Tucunduba, responsável pela drenagem nos bairros do Marco, Terra Firme, Guamá e Canudos.

“Para a limpeza e dragagem dos canais estamos utilizando em torno de 40 equipamentos e maquinários. No entanto, embaixo de pontes não é possível executar a limpeza utilizando máquinas. Nestes locais, os mergulhadores exercem um papel fundamental de retirar o entulho que obstrui a passagem da água”, explica Pinheiro.

De acordo com o secretário, a contratação dos mergulhadores foi feita através de uma empresa que presta serviços para a Prefeitura. “Optamos pela contratação de profissionais que estão acostumados com essa atividade. Eles utilizam equipamentos especiais e roupas de proteção para que não ocorra nenhum problema com a integridade física e saúde desses profissionais”, ressaltou, acrescentando que os mergulhadores contam com a ajuda de uma bomba que suga e injeta água em alta pressão.

O trabalho de limpeza e dragagem dos canais foi intensificado na semana passada após o governo do Estado retirar 30 casas construídas precária e irregularmente sobre o Canal do Tucunduba – o que impedia a realização dos serviços.

“A indenização e o remanejamento dessas famílias estão sendo feitos pela equipe do governo do Estado, que já iniciou obras de Macrodrenagem na Bacia do Tucunduba partindo da Passagem São Domingos em direção à Vileta”, explicou o titular da Sesan. A próxima ação dos mergulhadores será no trecho sobre a ponte do Canal da Vileta com Tucunduba.

< Texto: Lauro Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar