Pais, alunos e professores da Unidade Pedagógica Professor Honorato Filgueiras realizaram na manhã desta quinta-feira, 14, uma caminhada para chamar atenção conscientização para a necessidade e importância da integração entre a escola e as famílias para o melhor acompanhamento e apoio para o desenvolvimento dos estudantes. A programação, que também fez um apelo pela Paz na comunidade, começou ás 8h, com saída da unidade, localizada no bairro do Jurunas, e seguiu até ao Portal da Amazônia.
A primeira caminhada temática realizada pela unidade foi planejada no início do ano letivo, a partir da necessidade identificada pelos professores e corpo pedagógico de conscientizar os alunos e a comunidade obre o papel de cada um na busca pela paz nas mais diversas situações do dia-dia.
“O dever que temos hoje não é só sensibilizar, isso é mais simples. O nosso maior desafio é conscientizar os pais e alunos que a paz começa em cada um e da importância que a ligação da família com a escola possui na formação do aluno”, declarou a coordenadora da unidade, Alzira Oliveira.
Também durante a caminhada, os participantes aproveitaram para fazer homenagens aos pais e também comemorar o Dia do Estudante, celebrados nos dias 10 e 11, respectivamente.
Depois de se preparar durante duas semanas para a realização da caminhada, com ensaios e confecção de faixas e cartazes, os alunos mostraram entusiasmo durante o percurso quando fizeram pedidos de paz e respeito às famílias.
Para o aluno Felipe Farias, do 2º ano da unidade, a manhã foi de aprendizado. “A caminhada foi muito legal. Descobri que a paz é a única coisa que importa”, disse.
“A paz começa com educação de nossos filhos”, disse o vigilante, Antônio Marco, pai de Felipe, ao agradecer a equipe de professores pela realização da atividade. “Fiquei muito feliz ao receber o convite da caminhada, faço questão de estar ao lado dele, sempre que posso”, completou.
Destacar a importância do diálogo, respeito e atitudes de promoção da afetividade e paz no bairro do Jurunas onde a UP está localizada foram objetivos estipulados pelos professores e estudantes, que acreditam que conseguiram sensibilizar a comunidade.
Após a chegada ao Portal da Amazônia, pais e alunos participaram de comemoração e uma série de dinâmicas com distribuição de brindes e sorteio de cestas básicas.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								