A Prefeitura Municipal de Belém iniciou desde a última quarta-feira, 25, as ações de ordenamento da rua João Alfredo. Sob a coordenadoria do Núcleo Cuida Belém, vários órgãos da Prefeitura estão engajados em um mutirão para o remanejamento pacífico dos ambulantes para o shopping popular e ruas transversais do centro comercial. A previsão é de que os trabalhadores ocupem o novo espaço a partir do dia 03 de agosto.
Mesmo antes do remanejamento, a Secretaria Municipal de Economia (Secon), com a ajuda dos próprios representantes da categoria informal, realiza levantamento quantitativo dos ambulantes que atuam na João Alfredo. A meta é recolher as informações necessárias para definir quais trabalhadores vão para o shopping e quem permanecerá nas vias transversais.
“Com os resultados em mãos, o próximo passo será demarcar o espaço que cada comerciante informal vai ocupar nas transversais do centro, assim não haverá transtornos no remanejamento”, garante a Diretora Geral da Secon e Coordenadora do Cuida Belém, Naíza Redig.
Na ação, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realiza trabalhos de limpeza no centro comercial, a Vigilância Sanitária a fiscalização e orientação sobre manipulação de alimentos, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) dá suporte ao ordenamento das vias, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) orienta o trânsito e a Guarda Municipal (GMB) garante uma ação segurança tanto para a população e quanto para os trabalhadores.
“Estamos tratando com muito zelo desse ordenamento na rua João Alfredo, inclusive, disponibilizamos uma equipe da Ouvidora da Prefeitura de Belém, que acompanha toda a mobilização no centro comercial, através da recolha de informações, reclamações e sugestões. Desta maneira, todos podem contribuir para o melhor desempenho de nossas ações”, completa Naíza Redig.
< Texto: Roberta Corrêa