A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), está trabalhando de forma intensa com ações de retiradas de faixas de publicidades. O motivo é que todas desrepeitavam o Código de Posturas do Município de Belém, por gerar poluição visual no distrito. A ação visa o controle e orientação do uso de propaganda ao ar livre de qualquer natureza e o respeito às necessidades do meio ambiente.
Entre os materiais recolhidos estavam faixas com anúncios de festas, de casas de shows e de eventos, expostas em grades, postes e árvores. Além de causar poluição visual da área, o material oferecia risco à população, podendo provocar incêndio, já que algumas estavão instaladas às proximidades de portes e fios de alta tensão.
O trabalho de remoção das faixas ocorre semanalmente, com os agentes percorrendo as principais vias do distrito removendo e confiscando as publicidades irregulares. Somente neste mês de março de 2022 já foram removidas 80 faixas.
Sancler Leite, agente de fiscalização da Agência Distrital, pontuou que o trabalho de retirada das propagandas é realizado de forma frequente, para impedir que esse tipo de desrespeito ao Código de Posturas se espalham pelo distrito.
"É expressamente proibido o uso de faixas de entidades de casas de show em vias públicas. Isso nós chamamos de 'lixo visual', que descaracteriza a beleza natural do distrito de Icoaraci", comentou.
Segundo a Agente Distrital de Icoaraci, Ellana Silva, o trabalho que está sendo realizado é de fundamental, pois garante o cumprimento do Código de Posturas.
"Anúncios publicitários em faixas instaladas indevidamente deve ser combatido. Não podemos deixar que esse tipo de poluição sejam propagadas. As ações continuarão a serem realizadas por nossas equipes, mas queremos que a contribuição da população", pede Ellana.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								