“Domingou da Juventude” reúne cerca de 3 mil jovens e agita Belém

Programação realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor animou o público com atividades esportivas, palestras e rodas de conversa

Crédito: Juliana Maia

Cerca de 3 mil jovens participaram da 3ª edição do “Domingou da Juventude” na manhã deste domingo (24) na Usina da Paz do Jurunas/Condor. O evento da Prefeitura de Belém, organizado pela Secretaria Municipal Executiva da Juventude (Sejuv), em parceria com o Governo do Estado, ofereceu uma programação diversificada com atividades esportivas, cursos livres, palestras e rodas de conversa, promovendo lazer, cidadania e oportunidades para os jovens da capital paraense.

Durante a manhã, o público participou de um curso livre voltado para Tecnologia e Mídias. O coordenador destaca que esta é uma forma dos jovens conseguirem transformar o tempo navegando na internet em uma fonte de renda. “Nós estamos sendo cirúrgicos no que os jovens precisam ouvir e aprender. A maioria é apenas consumidora, sem o conhecimento necessário para se posicionar de forma profissional ou crítica nesse ambiente. O curso oferece ferramentas para que eles se tornem criadores e empreendedores”, destaca Marcelo.

Crédito: Juliana Maia

Um espaços de bem-estar e beleza foi disponibilizado durante a ação de cidadania para a juventude de Belém.

O coordenador de Juventude, Marcelo Lopes, enfatiza que a ação, em sua terceira edição, é uma resposta aos anseios do público mais jovem. “O ‘Domingou da Juventude’ não é apenas um dia de lazer, é um dia de oportunidades. Hoje, todo o espaço da Usina da Paz está liberado para a comunidade. Temos a piscina, a quadra de vôlei, ações de estética, música ao vivo. Além de tudo isso, estamos oferecendo cursos e palestras que podem abrir portas para esta juventude”, conta.

O “Domingou da Juventude” é de fundamental importância por ser um catalisador de oportunidades, como explica o secretário de Juventude, Pedro Marques. Para o titular da Sejuv, a atividade surge como um espaço de acolhimento e um ponto de encontro entre os jovens e a gestão pública:

“Estamos na nossa terceira edição. A gente escolheu o dia de domingo para dar um dia de lazer pra nossa juventude. Muitos não têm essa oportunidade de serviços. Trazer estes jovens para cá, oferecendo cursos em parcerias com outras secretarias e entidades é uma forma de tirá-los da vulnerabilidade social e dar visibilidade a este público que, por muito tempo, não foi atendido e não recebia a atenção devida.”

Crédito: Juliana Maia

Morador do bairro do Guamá, Gabriel Moraes foi um dos participantes da programação especial desse domingo na Usina da Paz do Jurunas, promovida pela Prefeitura de Belém.

O jovem Gabriel Moraes, morador do Guamá, esteve entre o público do evento, marcando presença do início ao fim na programação de cidadania. “Hoje o domingo está diferente. Cheguei e já pude jogar futebol com o pessoal. Essa iniciativa é muito boa para as crianças e jovens da comunidade que querem se exercitar. A criançada que gosta de estar na rua pode mudar a rota e vir para cá aproveitar toda essa programação”, comemorou Gabriel.

A programação ainda incluiu atividades de recreação com a liberação da piscina e da quadra, espaço Geek, atendimentos estéticos, música ao vivo, e um aulão de FitDance, que animou os participantes. À tarde, foram realizadas apresentações de DJs, recreação livre e a entrega dos certificados de participação das oficinas realizadas.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar