Belém se tornou o centro das atenções mundiais ao sediar o Global Citizen Festival: Amazônia, realizado no último sábado (1) no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão. No dia do evento, a Prefeitura de Belém contribuiu para a causa ambiental com o recolhimento de 507 kg de materiais recicláveis no estacionamento do Mangueirão, ação realizada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) em parceria com as cooperativas Filhos do Sol, Conexão Cidadã, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves) e auxílio de educadores ambientais.
Evento une cultura e ativismo
O Global Citizen Festival é parte de uma série de ações internacionais que antecedem a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) e reforça o papel da capital paraense como protagonista nas discussões sobre o futuro do planeta.
Pela primeira vez na América Latina, o festival da organização sem fins lucrativos Global Citizen trouxe à região amazônica um movimento que une cultura e ativismo, com foco em justiça social, preservação ambiental e combate à pobreza extrema.
Além de sediar um espetáculo musical, Belém se consolida como vitrine de debates e iniciativas em defesa da Amazônia, tornando-se referência em sustentabilidade e engajamento social.
Mobilidade, segurança e conforto garantidos
A Prefeitura de Belém desempenhou papel essencial para o sucesso da programação, garantindo mobilidade e acesso gratuito aos participantes.
Por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Belém (Segbel), foi organizada uma operação especial com 26 ônibus gratuitos, de 0h às 2h, ligando o Mangueirão aos bairros de Icoaraci, com dez ônibus, e São Brás, com 16.
O ponto de embarque e desembarque foi instalado em frente ao estádio, na avenida Augusto Montenegro, com trânsito monitorado e vias de acesso operando em sentido único, a partir das 17h.

O prefeito de Belém, Igor Normando, deu as boas-vindas ao público presente, destacando a importância do protagonismo de Belém e da Amazônia na questão ambiental.
“Agora é hora de o planeta ajudar a Amazônia a viver. Aqui não há só florestas, não há só rio, há gente. E gente que cria, que trabalha e sonha. A Amazônia não quer piedade, quer parceria. Preservar é desenvolver, desenvolver com consciência. A floresta não é só natureza, é movimento, é energia, é voz. E essa voz, agora, fala para o mundo! Sejam bem-vindos a Belém, capital da COP 30, capital da Amazônia e do Brasil”, afirmou Igor Normando.
Artistas nacionais e internacionais
O line-up do Global Citizen Festival reuniu artistas nacionais e internacionais de peso. No palco do Mangueirão, se apresentaram Anitta, Gilberto Gil, Chris Martin (Coldplay), Charlie Puth, Daniela Mercury, Seu Jorge e Gaby Amarantos, além de nomes que representam a força e a diversidade da região, como Viviane Batidão, Kaê Guajajara e Djuena Tikuna. A presença dessas vozes reforçou a mensagem central do evento, que é promover mudanças globais a partir da Amazônia. O resultado dessa mobilização foi a arrecadação record de mais de US$ 1 bilhão de dólares.