Eleição para conselheiros tutelares de Belém leva mais de 74 mil pessoas às urnas

A votação para a escolha dos novos conselheiros tutelares do município de Belém transcorreu de forma tranquila durante toda a manhã e tarde de domingo, dia 6. O pleito, iniciado às 9h e encerrado às 17h, elegeu os 80 novos conselheiros (sendo 40 titulares e 40 suplentes) do município. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) foi o responsável pela eleição, que contou com o apoio da Prefeitura de Belém e do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

O autônomo Edmar Carrera, de 48 anos, participou pela primeira vez do pleito e fez questão exercer o seu direito de cidadão por meio do voto. “A razão do meu voto é a proteção para as nossas crianças e adolescentes. Atualmente, eles estão vulneráveis a tudo e precisamos ter consciência nesse cuidado”, comentou Edmar.

O TRE-PA disponibilizou 196 urnas eletrônicas, além de 58 de reserva, para substituição em caso de eventuais problemas. Para os eleitores que tivessem qualquer dificuldade em relação ao polo de votação do seu bairro, a Prefeitura de Belém, em parceira com o Tribunal, disponibilizou o Disque Eleitor (0800 7261036), que ficou à disposição da população até o encerramento da votação.

Com a escolha de votar pela parte da tarde, a autônoma Marcia Leal, de 35 anos, não encontrou dificuldade de achar a sala de votação. “Resolvi votar agora à tarde por ser mais tranquilo e acertei. Consegui votar rapidinho na minha seção”, comemorou.

Apuração – A apuração dos votos se iniciou por volta das 19 horas, após a chegada dos boletins de votação. O processo foi realizado na Escola Municipal Manuela de Freitas, no bairro de São Brás. Uma estrutura com telão foi montada para que fiscais e candidatos acompanhassem a apuração.

“A eleição ao Conselho Tutelar é realizada em apoio ao Comdac, com apoio dado pela Prefeitura, TRE e Ministério Público. É um processo democrático que visa eleger pessoas para zelarem pelas nossas crianças e adolescentes”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Nazaré Costa.

Este ano, mais de 74 mil eleitores compareceram às urnas, o dobro das eleições de 2016. A área distrital do Dagua, que atende aos bairros de Batista Campos, Canudos, Cidade Velha, Condor, Cremação, Curió-Utinga, Guamá, Jurunas, Marco, Terra Firme e São Brás, foi o local com o maior comparecimento de eleitores, como aproximadamente 19 mil votantes. Segundo o presidente da comissão eleitoral do Comdac, Heraldo Coelho, o saldo foi positivo.

“A eleição ocorreu da maneira esperada. Todo o trabalho feito, desde as inscrições até o encerrando, com a apuração feita de maneira eficiente por todos os envolvidos no processo. O saldo é bastante positivo”, disse Coelho.

O número de votos por cada candidato pode ser visualizado no link: http://sistemas.belem.pa.gov.br/comdac/resultado/#/

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar