Prefeitura de Belém prepara cemitérios para visitação no Dia das Mães

O Dia das Mães, celebrado no próximo dia 12, domingo, é um dos momentos que mais levam pessoas aos cemitérios da capital. São esperados cerca de 90 mil pessoas, e a Prefeitura de Belém reforça as ações de organização e limpeza para receber os visitantes nos cemitérios administrados pela Secretaria de Municipal de Urbanismo (Seurb).

O cemitério de São Jorge, na Marambaia, tem a estimativa de 18 mil visitantes; o da Soledade, no bairro de Batista Campos, a expectativa é de receber cerca de 500 pessoas, por ser tombado; com a maior estimativa de público, o Santa Izabel, no Guamá, são esperados 25 mil visitantes.

No sábado, o de Santa Izabel e São Jorge vão funcionar das 8h às 17h, e no domingo, das 6h às 17h. O cemitério da Soledade funcionará apenas no domingo, das 8h às 13h. No domingo, ocorre a tradicional missa na capela do cemitério de Santa Izabel, às 7h.

A diretora do Departamento de Necrópoles da Seurb, Simone Aguiar, afirma que todos os serviços realizados são para garantir uma experiência calma e proveitosa nesse dia especial. “Nós esperamos que as ações ocorram da melhor forma possível. A Prefeitura sempre se preocupa em garantir que o visitante tenha um acesso tranquilo, garantindo segurança e conforto a todos”, frisa a diretora.

Além disso, para o conforto da população, fiscais da Secretaria de Economia (Secon) realizam, desde o início da semana, ações de demarcação de espaços dos ambulantes, para que eles possam atender aos visitantes dos cemitérios, sem atrapalhar o direito de ir e vir da população.

No domingo, 12, o órgão vai reforçar o ordenamento do comércio informal nos cemitérios com 25 servidores em Santa Izabel, São Jorge e Tapanã. No apoio, a Ordem Pública auxiliará na organização do espaço.

Flores – Quem quiser prestar homenagens às mães contará com as barraquinhas de flores e velas, comercializadas pelos trabalhadores informais cadastrados na Secon, que estão preparados para as vendas.

Há 20 anos vendendo flores em frente ao cemitério de Santa Izabel, Rosária Paixão, de 54 anos, está preparada para a data, aumentou a quantidade de mercadoria e está com uma boa expectativa para as vendas no final de semana. “Eu pedi uma quantidade de 100 pacotes de flores. Em dia normal, eu trabalho com 14. Homenagear as mães que não estão entre nós com um buquê é um bom gesto que se pode oferecer”, explica a vendedora.

Assim como a Rosária Paixão, a Prefeitura de Belém preparou os cemitérios com, aproximadamente, 200 agentes das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e do Meio Ambiente (Semma), desde o mês de março, que estão realizando serviços de poda, roçagem, capinação e retirada de entulhos, além da limpeza interna e ao entorno da área. A Seurb está atuando na manutenção de iluminação pública, onde for necessário.

De acordo com o titular da Secretaria de Saneamento (Sesan), Claudio Mercês, os trabalhos de limpeza e manutenção dos cemitérios são feitos de forma integrada. “Os agentes de limpeza urbana atuam na manutenção interna e externa dos cemitérios para melhorar o acesso. Também estamos atuando na limpeza de redes de drenagem e manutenção asfáltica das principais vias de acesso”, destacou o gestor.

Distritos – Os cemitérios administrados pelas Agências Distritais de Mosqueiro (Admos) e Icoaraci (Adic) também receberam ações de reforço. O de Mosqueiro, São José da Vila, teve a reconstrução total da sua capela, e aproximadamente 20 agentes estão atuando na limpeza e roçagem. Os de Icoaraci, Tapanã e Santa Izabel, 60 homens trabalham desde abril intensificando a limpeza nas áreas internas e externas dos locais.

A estimativa de público para os cemitérios de Icoaraci é de 40 mil pessoas, e para o de Mosqueiro é de 5 mil visitantes. O horário de funcionamento dos cemitérios em Icoaraci, para o final de semana do Dia das Mães, é das 8h às 17h, e em Mosqueiro é das 6h às 18h.

Trânsito – Para garantir o fluxo de trânsito e a segurança aos pedestres, no domingo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) atuará no ordenamento de trânsito no entorno do cemitério de Santa Isabel com duas viaturas e quatro agentes, que ficarão dispostos nos cruzamentos das travessas Caripunas e Castelo Branco, e da rua Paes de Souza com a avenida José Bonifácio, a partir das 6 horas.

Além disso, dois apoiadores operacionais estarão dando suporte no local. Nos cemitérios São Jorge e Tapanã, haverá uma viatura com dois agentes, além de mais dois apoiadores, em frente de cada cemitério. Não há previsão de desvio de trânsito ou ônibus no entorno dos cemitérios, porém os condutores deverão ficar atentos às orientações dos agentes da SeMOB.

Segurança – A “Operação Dia das Mães”, da Guarda Municipal, começa no sábado, 11, às 7h, e se estenderá até às 18 horas de domingo, 12. Um efetivo de 380 Guardas Municipais está escalado em sistema de revezamento para pontos estratégicos dos cemitérios de Belém e distrito de Icoaraci garantindo tranquilidade aos visitantes.

Homens do Operacional e dos grupamentos especiais, como Grupamento de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (ATAC), Ronda da Capital (RONDAC) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foram escalados para melhor servir à população na segurança interna e no entorno dos cemitérios.

O esquema de segurança será feito nos cemitérios de Santa Izabel, São José, São Jorge, Soledade, Tapanã e Santa Isabel (Icoaraci). No de Santa Izabel, haverá um efetivo com 72 guardas, seis motos e uma viatura nas rondas, além de todo dispositivo que envolve o serviço de videomonitoramento (câmera de 360°, com visão panorâmica de todo cemitério, e guardas para pronta resposta); no de São Jorge serão 54 guardas, seis motos e uma viatura; no São José, oito guardas e quatro motos; no Tapanã, 30 guardas e duas viaturas e; no Santa Izabel, em Icoaraci, 26 guardas, três motos e uma viatura.

Texto: Jamylle Araújo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar