O bom relacionamento do diretor Jorge Braga com os 700 estudantes matriculados na Escola Municipal Ayrton Sena, localizada no bairro Parque Verde, contribui no incentivo de todos os dias, para que as crianças da educação infantil e fundamental busquem pelo aprendizado. Este incentivo auxilia na educação de qualidade oferecida na instituição.
“Através do diálogo conseguimos construir a educação que tanto queremos. Como diretor escolar, tenho a função de administrar, monitorar, atrair a família para o ambiente educativo e incentivar o processo de ensino-aprendizagem”, explicou o gestor que celebra, neste sábado, 12, o Dia do Diretor.
A atividade de diretor escolar é motivo de orgulho não só para Braga, mas também para todos que pertencem à rede de educação. Hoje eles compartilham a alegria e os resultados positivos alcançados junto à comunidade.
Na Escola Municipal Rita Nery, no bairro Tenoné, a dona de casa e mãe de duas crianças, Camila Sidônio, carregava um livro de pano produzido por uma das filhas em uma das atividades escolares. Orgulhosa, ela destacou a importância de um diretor dentro da unidade de educação. “Sem um bom gestor nada disso seria possível. É admirável ver crianças de 4 e 5 anos produzindo seus próprios livros”, comentou, após folhear o livro.
Todas as atividades desenvolvidas nas escolas de produção textual, teatro e dança, são planejadas pelo diretor através de projetos propostos pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).
O mito de que o diretor é aquele carrasco era real para o estudante Gabriel Gomes Carvalho, de 9 anos. Porém, há alguns anos eles passou a ver este cargo de outra forma. “Antes eu tinha até medo da palavra diretor. Mas desde que vim estudar aqui na Ayrton Sena, a sala da direção virou um dos lugares mais visitador por mim e por outras crianças que gostam de conversar com nosso diretor”, disse.
Diretora da rede municipal há mais de 10 anos, Letícia França avalia o reconhecimento profissional que ganha diariamente. “O maior presente que podemos receber, além de espaços que cooperam com esse trabalho, é o desenvolvimento significativo de cada criança que nos faz conquistar a amizade e o carinho delas e de seus familiares”.
Texto: Natasha Albarado