A Exposição “Carnaval Ontem e Hoje”, em cartaz até domingo, 6, no Centro Cultural Solar das Artes, em Mosqueiro, é sucesso de público e festejada pelos dirigentes das escolas participantes.
A exposição reúne elementos dos desfiles carnavalescos como fantasias, acessórios, estandartes, troféus, além dos históricos das agremiações descritos em banners confeccionados especialmente para ocasião.
O presidente da Escola Universidade de Samba de Mosqueiro (Unisam), Edmilson Macedo dos Santos, ficou emocionado ao conferir o resultado da exposição.
“Quero agradecer à Prefeitura de Belém e a Agência Distrital por esse trabalho, porque, antes de tudo, por causa da pandemia garantiu aos mosqueirenses um carnaval diferenciado e reacendeu a chama, o amor que nós temos por realizar carnaval a cada ano”, enfatizou Edmilson.
Na avaliação dele, a exposição “despertou o sentimento de preservação também pela nossa cultura e por manter o acervo para que outras gerações e brincantes possam conferir”.
Público – Iniciada no sábado, 26, até a manhã desta quinta-feira, 3, a exposição já havia sido visitada por centenas de pessoas, entre moradores da ilha, da capital paraense e turistas de outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, e até de Portugal, que estiveram na ilha aproveitando o feriadão de carnaval com a família.
Todos deixaram relatos emocionados e assinaram o livro de visitantes, que incluí públicos dos municípios do arquipélago do Marajó como Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari; da Região Metropolitana, como Ananindeua e Santa Bárbara do Pará; do Nordeste paraense, como Castanhal; e ainda de Igarapé-Miri, na região do Baixo Tocantins.
Para o diretor de Turismo e Eventos da Agência Distrital, Georgenor Kalife, a exposição está sendo importante, porque recuperou o sentimento de amor que o público tem com sua escola do coração.
Ele contou que a programação cultural mobilizou dirigentes, brincantes e muitos moradores que tinham guardados, em casa, alguns elementos do desfile.
A Escola Estação Primeira de Maracajá, por exemplo, levou seu símbolo maior para a exposição – o gato maracajá do carro abre-alas da escola.
Já a Escola Piratas da Ilha, atual campeã do Carnaval de Mosqueiro, ofereceu seus troféus e fantasias dos últimos desfiles, além dos instrumentos da bateria.
A Escola Peles Vermelha apostou nas fantasias de passistas e destaques; e a Unissam mostrou um pouco do enredo que homenageia a Escola Carioca Beija-Flor.
Apoio – A Exposição foi concebida em comum acordo entre os dirigentes das quatro escolas de samba da ilha, a diretoria do Centro Cultural Solar das Artes e a agente distrital Vanessa Egla, que usou suas redes sociais para convidar o público e enaltecer o carnaval mosqueirense.
O diretor do Centro Cultural Solar das Artes, Rogener Peniche, convida o público que ainda não conferiu de perto o resumo do que as escolas produzem e mostram na avenida durante os desfiles. “A Exposição fica em cartaz até domingo, quem estiver por Mosqueiro pode vir conferir”, destacou.
Recursos – A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), destinou recursos do projeto Carnaval o Ano Todo para as agremiações realizarem atividades voltadas ao fomento carnavalesco junto à comunidade, durante o período da pandemia, quando os desfiles foram suspensos.
Duas escolas de Mosqueiro foram contempladas: Piratas da Ilha e Universidade do Samba. Esta última, segundo o presidente Edmilson Macedo, realizou oficinas de percussão, chapelaria e fantasias. A diretora Helen Campinas, da Piratas da Ilha, também promoveu evento de incentivo cultural.
Integração – Além da exposição carnavalesca, a Agência Distrital de Mosqueiro – com apoio das Secretarias de Urbanismo (Seurb), de Saneamento (Sesan), Defesa Civil, Guarda Municipal e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), promoveu um dos carnavais mais tranquilos com serviços de limpeza, iluminação pública, reforço no transporte, segurança e coleta de material reciclável na bucólica.
“Estamos felizes e agradecidos por contar com apoio da Prefeitura de Belém, por meio de toda rede integrada de prestação de serviços e, com isso, ter proporcionado um carnaval tranquilo e de muito lazer para visitantes, turistas e famílias”, disse a agente distrital, Vanessa Egla.
“Que em 2023, nós possamos realizar um grande carnaval com o qual o público está acostumado e Mosqueiro recuperando seu lugar no ranking de terceiro colocado na preferência popular brasileira”, completou a gestora.
Serviço
Exposição Carnaval Ontem e Hoje
Local – Centro Cultural Solar das Artes – praça da Vila –  Mosqueiro
Horário – 8h às 14 e das 16h às 20h
Sexta, sábado e domingo 
Promoção – Prefeitura de Belém/Agência Distrital de Mosqueiro. 
Texto: Selma Amaral