Edinaldo Gouveia Tavares, de 28 anos, foi o primeiro paciente a receber atendimento no novo Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, localizado no bairro do Umarizal. Após três dias internado no HPSM do Guamá, ele foi um dos 40 pacientes transferidos do início da noite desta quarta-feira, 02, até a madrugada desta quinta, 03.
Dona Sônia Maria da Costa, mãe e acompanhante de Edinaldo, ficou entusiasmada com a transferência do filho para o novo hospital. “Fiquei aliviada pela transferência dele para cá porque ele é um menino especial e acredito que aqui ele terá uma evolução para melhora”, afirmou.
Outro paciente transferido foi Pedro Paulo Alvarez, 54. Com infecção no fígado ele e a esposa procuraram atendimento no PSM do Guamá, no último sábado. “Ele ainda está com o abdôme inchado, mas deve continuar o tratamento aqui. Esse hospital é mil vezes melhor do que qualquer um outro e só de ver o nível de conforto para o paciente, já nos deixa bem felizes”, ressaltou a esposa de Paulo, Benedita Cabral.
De acordo com o diretor do Departamento de Urgência e Emergência do Município, Ivison Carvalho, neste primeiro momento, o hospital será aberto apenas para receber os pacientes que estão internados no HPSM do Guamá. “Estão sendo disponibilizados nesta primeira fase mais de 60 leitos clínicos masculinos, femininos e pediatras para pacientes estáveis e para os que dependem de suporte intensivo ou semi intensivo”, pontuou, lembrando que a transferência será realizada de forma gradativa. “Aos poucos nós estamos transferindo os pacientes porque esse processo é feito com critério e responsabilidade”, destacou Ivson.
O agricultor Benedito Lima, 62, foi transferido para dar continuidade ao tratamento da diabetes crônica que já compromete as pernas. O irmão dele, Antonio Lima de Souza, se disse otimista com o tratamento no novo hospital. “Saber que agora ele vai ter um atendimento mais tranquilo por estar em um ambiente que tem tudo novo e profissionais comprometidos, nos dá um certo alívio. Eu realmente gostei muito do que vi aqui”.
O titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, ressaltou que todos os profissionais do hospital receberam qualificação para atender de acordo com o novo perfil do Pronto Socorro. “Mais de mil profissionais realizaram cursos de capacitação e humanização, e agora aplicam com afinco tudo o que aprenderam durante esses últimos meses de cursos”.
As transferências contaram com apoio de unidades móveis dos hospitais, unidades municipais de saúde e também do Samu192.
Texto: Kezia Carvalho