Prefeitura lança assistente virtual para tributos e negociações

A assistente virtual "Mana" atende pelo WhatsApp e facilita o atendimento aos contribuintes sobre tributos, execuções fiscais, negociações de dívidas, entre outros.

A Procuradoria Geral do Município de Belém (PGM), por meio de seu órgão vinculado, a Procuradoria Fiscal do Município, lançou a assistente virtual Mana, com o objetivo de aproximar ainda mais a PGM dos cidadãos, modernizando e facilitando a comunicação com quem busca informações diversas.

A assistente virtual funciona pelo WhatsApp, no número (91) 8625-6507. De acordo com o procurador-geral do município de Belém, André Bassalo, a Mana contribuirá para estabelecer um diálogo mais acessível e direto com os contribuintes.

“Para a obtenção de consultas; informações sobre tributos; protestos; execuções fiscais; processos administrativos; e até solicitação de documentos, tudo de forma segura, simples e célere. A PGM apresenta alternativas para facilitar o acesso aos produtos e serviços, em especial à Procuradoria Fiscal, com vistas à melhoria do diálogo institucional”, explicou Bassalo.

Segundo a procuradora-chefe da Procuradoria Fiscal do Município, Brenda Jatene, a criação da assistente surgiu da necessidade de facilitar a solução de conflitos entre o contribuinte e o município.

“Muitas vezes, o deslocamento do cidadão até a sede da PGM é difícil, ou ele não sabe a quem recorrer para resolver determinado problema. Além disso, diversos serviços podem ser solucionados de forma remota, por telefone ou e-mail, sem a necessidade de comparecimento presencial”, explica a procuradora.

Foi com esse propósito que nasceu a Mana: para tornar esse processo mais simples e acessível. Por meio da assistente virtual, o contribuinte pode consultar informações e resolver questões como:

  1. Tributos;
  2. Execuções fiscais;
  3. Negociação de dívidas;
  4. Protesto de dívidas e emissão de carta de anuência; e
  5. Acompanhamento de processos judiciais ou administrativos.

Além disso, a Mana orienta o cidadão sobre para onde deve se dirigir ou para qual setor deve encaminhar sua solicitação, fornecendo contatos telefônicos e endereços de e-mail quando necessário.

O aplicativo foi desenvolvido de forma didática e conversa com o público em linguagem coloquial, facilitando o entendimento e o acesso aos serviços.

A assistente virtual está disponível desde a última terça-feira, 4, e foi programada para ser lançada antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), evento que pode gerar restrições de locomoção aos órgãos municipais. Assim, a Mana permitirá que diversas demandas sejam resolvidas de forma prática e digital.

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