O fluxo de entrada de usuários no HPSM Humberto Maradei Pereira nos dias 24 e 25 de dezembro gerou um total de 774 atendimentos em todas as clínicas. Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 818 atendimentos nos dois dias.
Prevendo o aumento da média de atendimento tanto no HPSM quanto na UPA e Samu, a Prefeitura de Belém teve a preocupação de reforçar o atendimento na porta de entrada do Humberto Maradei nos plantões de Natal e Ano Novo. “Nós reforçamos a clínica médica, pediatria, pequena cirurgia e traumatologia, pois são os setores que mais demandam atendimento, e a nossa preocupação foi garantir que o atendimento fosse realizado com qualidade e rapidez”, explica o diretor do departamento de Urgência e Emergência do Município, Ivison Carvalho.
A prefeitura garante que o mesmo esquema com os plantões médicos e reforço nos insumos será realizado para o plantão da virada de ano. “O plantão reforçado inicia na noite do dia 31 de dezembro e permanece na manhã e noite do dia primeiro de janeiro de 2016”, garante o diretor.
O Hospital Humberto Maradei Pereira (Guamá) assim como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e o Hospital Geral de Mosqueiro, funcionarão normalmente nos dias 31 de dezembro, decretado ponto facultativo, e no feriado de 1º de janeiro.
Também atenderão normalmente, as Unidades Municipais de Saúde que funcionam como urgência e emergência e que estão aptas a receber pacientes, para que seja evitado o grande fluxo de pessoas no hospital do Guamá, são elas: Marambaia, Jurunas, Tapanã, Telégrafo, Outeiro, Sacramenta, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Benguí I e Icoaraci.
A Central de Regulação de Leitos, urgência e emergência do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo) e a Central de Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) atuarão em regime de plantão no dia facultado e no feriado.
Texto: Kezia Carvalho