Profissionais recebem formação prática sobre atendimento a turistas

Os 23 profissionais bilíngues e participaram de duas formação para atender aos participantes da COP-30, especialmente, os estrangeiros

Crédito: Paula Lourinho

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), realizou, na tarde desta segunda-feira (3) a segunda etapa de formação dos 23 profissionais que vão atuar nos Pontos de Informações Turísticas (PITs) instalados em locais estratégicos da capital. Os espaços são fundamentais para atender visitantes durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

A atividade ocorreu no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, onde um dos PITs já está montado, e foi conduzida pelo diretor de Turismo da Semcult, Thierry Morais. Diferente da primeira preparação — realizada no último dia 31 de outubro, na sede da secretaria —, de caráter teórico, o encontro desta segunda foi voltado à parte prática do atendimento.

Crédito: Paula Lourinho

Profissionais realizaram simulações de atendimento aos turistas no lounge instalado no Parque do Utinga

“Vamos simular como eles vão atuar dentro dos PITs, identificar erros e acertos, e preparar os profissionais para receber bem os turistas, saber se comportar e manusear o espaço de informação”, explicou o diretor.

Durante a primeira etapa da formação, os participantes receberam orientações sobre o funcionamento de diversos órgãos municipais e estaduais que podem ser acionados pelos visitantes. “Os profissionais tiveram instruções sobre a Vara da Infância e da Juventude, atendimento personalizado ao turista, funcionamento dos postos de saúde e encaminhamento para as UPAs, entre outros temas”, detalhou Morais.

Entre os destaques apresentados no treinamento teórico está a Delegacia de Proteção ao Turista, recentemente inaugurada na Estação das Docas. O órgão, vinculado à Polícia Civil, conta com profissionais bilíngues e estrutura preparada para atender ocorrências envolvendo visitantes nacionais e estrangeiros.

Crédito: Paula Lourinho

Antes da simulação os participantes receberam orientações sobre a importância do bom atendimento na COP

Os Pontos de Informações Turísticas são uma iniciativa da Prefeitura de Belém em parceria com o Governo do Estado do Pará, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Equatorial Energia. Ao todo, serão 11 unidades distribuídas em áreas de grande circulação da capital.

Confira aqui onde estão instalados e como vão funcionar os PITs

Segundo o diretor da Semcult, preparação e treinamento são essenciais para garantir a qualidade no acolhimento aos visitantes.

“Esses profissionais estarão na linha de frente, representando Belém. Um bom atendimento faz com que o turista queira voltar e traga mais pessoas para conhecer nossa cidade”, ressaltou Morais.

Experiência e valorização profissional

Crédito: Paula Lourinho

A COP também vai deixar um legado profissional para quem vai poder colocar no currículo a experiência de um evento mundial

Os PITs também representam uma oportunidade de crescimento para os profissionais selecionados. É o caso de Douglas Castro, 26 anos, formado em História e morador do bairro do Barreiro. Fluente em inglês, ele celebra a chance de participar do evento.

“De onde eu vim, as pessoas não têm esse tipo de contato com pessoas do mundo inteiro. Estar neste evento ultrapassa qualquer expectativa que tinham sobre mim. É uma grande experiência profissional para o meu currículo”, contou.

Outra participante é Shala Frade, 30 anos, formada em Direito com pesquisa em Direito Internacional. Também fluente em inglês, ela destaca o papel dos atendentes como porta-vozes da hospitalidade paraense.

“Seremos o primeiro contato dos turistas com a cidade. É essencial esclarecer dúvidas, respeitar as diferentes culturas e limites de cada visitante. É a primeira vez que participo de um evento desse porte, e minhas expectativas estão bem altas”, afirmou.

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